Por que o mRNA é chamado de RNA mensageiro?

Responda:

mRNA carrega uma mensagem escrita do DNA . Os ribossomos são capazes de ler a mensagem e, consequentemente, proteínas são feitos.
www.nature.com

(d2jmvrsizmvf4x.cloudfront.net)

Explicação:

O DNA é um livro enorme, onde são escritas receitas de proteínas. Cada receita escrita é chamada de gene. Cada célula do corpo armazena um livro de receitas completo na forma de genômica DNA embora nem sempre seja necessário cozinhar todas as receitas.

Nosso corpo é composto de diferentes tipos de células. As células hepáticas formam o fígado, os osteócitos formam ossos, os macrófagos combatem os germes e assim por diante.

Células de diferentes tecidos necessitam produzir diferentes proteínas. Por exemplo, a proteína de queratina é gerada apenas na pele / unha / cabelo. Os componentes proteicos da mucina e da condrina são produzidos respectivamente nas células caliciformes e nos condroblastos. Tudo isso significa que células específicas produzem proteínas específicas.

Assim, cada célula precisa copiar poucas receitas específicas do DNA armazenado nela. Isso é feito por Transcrição de genes no DNA para gerar RNAs correspondentes, chamados RNA mensageiro. É como copiar uma receita específica em uma página de um grande livro de receitas. Assim, um RNA mensageiro carrega uma informação específica do DNA genômico.

Os códigos legíveis para a síntese de proteínas são transportados pelos RNAs mensageiros do DNA genômico para o pool celular, onde os ribossomos são capazes de ler a mensagem.

A subunidade pequena do ribossomo se liga ao RNA mensageiro, a subunidade grande se une e a síntese de proteínas começa. A sequência de aminoácidos na proteína é ditada pela sequência de códons no mRNA.