À medida que a intensidade da luz aumenta, o que acontece com a taxa de fotossíntese?
Responda:
À medida que a intensidade da luz aumenta, aumenta também a taxa de fotossíntese, até um ponto.
Explicação:
A fotossíntese, especificamente as reações da luz, exige que a luz ocorra. Os fótons da luz excitam os elétrons nos pigmentos dos fotossistemas, o que ativa a porção de reações de luz da fotossíntese.
Quanto mais luz houver, mais fotossistemas na membrana do tilacoide poderão ser ativados.
No entanto, a intensidade da luz só pode aumentar até um certo ponto antes que a taxa de fotossíntese não mais aumente.
Uma vez que exista uma intensidade de luz suficiente, o ATP e o NADPH provenientes das reações da luz estarão em abundância. Para que a parte restante da fotossíntese ocorra (o ciclo de Calvin), é necessário dióxido de carbono.
Mesmo que mais e mais ATP e NADPH estejam sendo formados, eles não serão capazes de agir se mais dióxido de carbono não estiver entrando na planta.
Assim, a planta atinge um "ponto de saturação da luz" e a taxa de fotossíntese é limitada devido a uma quantidade limitada de dióxido de carbono ou devido a algum outro fator limitante.
A imagem a seguir fornece mais nuances. Isso mostra que a intensidade da luz e a taxa de fotossíntese aumentam entre si. Também mostra que a taxa na qual a fotossíntese se estabiliza depende de outros fatores - ambas as plantas em 0.1% CO₂, elas não podem fotossintetizar quase à taxa das plantas em 0.4% CO₂.
Da mesma forma, as plantas fotossintetizam a uma taxa maior em temperaturas mais altas (geralmente - não em temperaturas muito quentes - isso também depende das espécies).