Alguém poderia por favor descrever as formas dos mapas de densidade de elétrons para orbital s e p? E por que eles são moldados do jeito que são?
Responda:
Veja as ilustrações abaixo para as formas orbitais e uma discussão sobre por que essas formas são usadas.
Explicação:
O #s#-orbital tem uma distribuição esférica centrada no núcleo, o que significa que não há eixo preferido. É provável que o elétron esteja localizado em qualquer direção a partir do núcleo.
O #p#-orbital consiste em dois "lobos" orientados ao longo de um eixo específico em relação ao núcleo. Então, nós temos um #p_x#-orbital, um #p_y#-orbital e um #p_z#-orbital.
A razão pela qual essas formas surgem é puramente um cálculo matemático. Quando se resolve a equação de Schrodinger do átomo de hidrogênio, o soluções (chamadas funções de onda, #Psi#) são obtidas as funções que descrevem esses vários orbitais. Essas funções de onda são funções complexas (o que significa que envolvem números complexos, além de serem matematicamente um pouco complicadas).
Os orbitais representam a distribuição de probabilidade encontrada multiplicando cada função de onda pelo seu complexo conjugado (#Psi#*) Portanto, o orbital é um "mapa" para descrever onde é mais provável a existência de elétrons.