Como a Igreja Católica Romana reagiu à propagação do protestantismo?

Responda:

Primeiro banindo e excomungando, depois força militar e contra-reforma.

Explicação:

O primeiro esforço para impedir a propagação do protestantismo foi declarar heresia o esforço de reformar a Igreja Católica. As pessoas que apoiaram os protestos contra a venda de indulgências e outras práticas percebidas pelos manifestantes como não-bíblicas foram excomungadas. De acordo com a teologia católica excomungada, põe em risco a salvação da pessoa e removeu a pessoa da participação econômica e política na sociedade católica da Europa Ocidental.

A técnica de banimento e excomunhão trabalhou para destruir o movimento Lollard iniciado por John Wycliff. Depois que Wycliff morreu em 1384, sua tradução da Bíblia para o inglês foi usada para espalhar os ideais de reforma de Wycliff. Em 1400, 10-50% da Inglaterra ingressou no movimento Lollard. Em 1408, a Igreja Católica declarou os Lollards heréticos e encorajou suas perseguições, perda de riqueza e até morte. Em 1438, o movimento Lollard estava morto.

Os nobres alemães protegeram Martin Luther das execuções do estado que normalmente seguiam uma pessoa declarada herege em 1521. e sendo um excomungado impenitente Lutero estava sujeito a uma sentença de morte. Jon Hus foi queimado no estado pela corte secular em 1415, depois de ser declarado herege impenitente. Quando a proibição e excomunhão não funcionou. A igreja católica usou duas outras abordagens. Poder militar e contra-reforma.

O movimento de reforma dos valdenses foi destruído por uma cruzada militar convocada pelo papa Inocêncio II em 1208. Os seguidores hussitas de Jon Hus também experimentaram uma campanha militar contra eles. As guerras dos 30 anos entre 1618 e 1648 foram outro esforço para usar o poder militar para impedir a propagação de um esforço de reforma contra a Igreja Católica. As nações católicas, como Espanha e França, atacaram os seguidores de Martin Luther, que foram protegidos pelas nações protestantes, como Suécia e Alemanha. A guerra de 30 anos terminou em um empate com o protestantismo intacto.

A contra reforma foi mais bem-sucedida. Começando no Concílio de Trento, de 145 a 1563, a Igreja Católica se reformou. A venda de indulgências foi interrompida. Exigia-se que os sacerdotes tivessem melhor educação e se mantivessem em um padrão mais alto de disciplina espiritual. Os leigos receberam maior participação na igreja. a Contra Reforma continuou até o final da guerra de 30 anos. A Polônia que se tornou protestante retornou à Igreja Católica. O movimento protestante do calvinista na França falhou parcialmente devido à Contra Reforma.

A princípio, a Igreja Católica voltou às práticas históricas de banimento e excomunhão, seguidas de repressão militar. Quando esses métodos falharam em impedir a propagação do protestantismo, a Igreja Católica se voltou para a Contra-Reforma.