Como a sucessão ecológica pode mudar uma população?
Sucessão ecológica , ou o processo em que a estrutura de uma comunidade evolui com o tempo, significa que o espécies composição, densidade e distribuição dessa comunidade mudam constantemente à medida que o tempo avança. Uma comunidade pode eventualmente atingir seu clímax, o ponto em que a composição permanece praticamente estável, a menos que ocorra algum tipo de perturbação. Caso contrário, as comunidades estão mudando constantemente.
No exemplo abaixo, um incêndio destrói as espécies existentes. Com um ou dois anos, o que é chamado espécies pioneiras chegar. Podem ser gramíneas, plantas com pouca floração, ervas, musgos e outros. Então, as populações dessas espécies pioneiras, que antes eram altas nos primeiros anos desde o incêndio, diminuem à medida que outras espécies também se deslocam para a área.
Com o passar do tempo, os pinheiros dominam e criam muita sombra. Em seguida, vemos árvores amantes da sombra, como freixo, choupo, nogueira, carvalho e outras espécies que estão bem adaptadas para prosperar em condições de pouca luz, mudando a comunidade novamente. Provavelmente ainda haverá alguns pinheiros por um período de tempo à medida que a transição ocorrer, mas novamente as espécies dentro da comunidade mudam, o número da população de cada uma dessas espécies muda e a distribuição também muda.
.