Como as soluções hipertônicas afetam as células vegetais?
Responda:
Soluções hipertônicas fazem as células das plantas perderem água.
Explicação:
As soluções hipertônicas têm uma maior concentração de soluto. Quando as células vegetais são colocadas em tais soluções, a água se move de dentro da célula vegetal para o exterior da célula, resultando no encolhimento da célula (diz-se que a célula está plasmolisada).
Isso ocorre por causa da osmose. Quando houver solutos nos dois lados de uma membrana, será tentado um equilíbrio de soluto nos dois lados da membrana. As moléculas de ambos os lados da membrana tentam se mover através da membrana, mas o movimento líquido diminui o gradiente de concentração (de alta para baixa concentração).
Em uma solução hipertônica, há menos água fora do que dentro da célula da planta; portanto, a água dentro da planta tentará se difundir para fora, a fim de alcançar o equilíbrio.
Este vídeo explica as alterações que ocorrem nas células em soluções hipertônicas e hipotônicas.
Este vídeo mostra as células da cebola perdendo água por causa da osmose. A lâmina foi originalmente feita com água destilada e, em seguida, gotas de sal concentrado foram adicionadas à borda da lamínula. O sal difunde sob a lamínula e a plasmólise começa em 0: 48.