Como posso calcular o delta G de uma reação?
Se a reação for realizada em condições padrão (concentrações e pressões unitárias) e a uma temperatura que corresponda a uma tabela de valores termodinâmicos (geralmente 298.15 K), você poderá subtrair a energia de formação padrão Gibbs Free Energy (#DeltaG_f#) dos reagentes dos produtos.
Caso contrário, você precisará adotar uma abordagem mais complicada:
-
Calcular a entalpia padrão da reação subtraindo #DeltaH_f# dos reagentes dos produtos.
-
Siga um procedimento semelhante para calcular a entropia padrão da reação (#DeltaS#).
-
calculado #DeltaG^0# para a reação usando a equação #DeltaG^0=DeltaH^0-TDeltaS^0#. Isso torna a aproximação que #DeltaH^0# e #DeltaS^0# são independentes da temperatura. O sobrescrito 0 indica "sob condições padrão".
O #DeltaG^0# que você calculou na etapa 3 é a alteração padrão na Gibbs Free Energy, assumindo que todos os reagentes e produtos estejam presentes em concentrações unitárias (1 M para solutos ou 1 bar pressão parcial para gases ou líquidos puros ou sólidos puros). Se você deseja calcular #DeltaG# sob condições não padrão, você precisa usar a equação
#DeltaG = DeltaG^0 + RTlnQ# onde Q é a razão de concentrações (ou atividades) dos produtos dividida pelos reagentes. Sob condições padrão Q = 1 e #DeltaG=DeltaG^0#. Sob condições de equilíbrio, Q = K e #DeltaG=0# so #DeltaG^0=-RTlnK#.
Para maior precisão, você pode explicar a dependência da temperatura de #DeltaH^0# e #DeltaS^0# considerando o #DeltaT# entre a temperatura real da reação na temperatura padrão da tabela termodinâmica que você está usando. Por exemplo, se sua reação é no 350K e sua tabela é para 298K, para cada reagente e produto a entalpia e entropia da formação é:
#Delta_fH_350# = #Delta_fH_298 + C_P(350-298)#
#S_350# = #S_298 + C_P ln(350/298)#
Depois calcule o #DeltaH# e #DeltaS# para a reação e o restante do procedimento permanece inalterado.