Como posso representar uma reação exotérmica em um diagrama de energia potencial?
An reação exotérmica é uma reação em que a energia é liberada ou, em outras palavras, uma reação que tem uma #DeltaH<0# (Vejo: entalpia).
Aqui está um diagrama de energia potencial para uma reação exotérmica, a combustão de glicose
Observe que a energia potencial dos reagentes (#C_6H_12O_6 + 6O_2#) é menor que a energia potencial dos produtos (#6CO_2 + 6H_2O#); essa diferença de energia potencial (neste diagrama rotulado como a energia liberada pelo ataque direto ou necessária para a reação reversa ) representa #DeltaH#.
Sabemos que #DeltaH = H_(f) - H_i#, Onde
#H_f# representa o entalpia (energia potencial) dos produtos;
#H_i# representa o entalpia (energia potencial) dos reatanos;
Desde #H_f# É menor que #H_i#. #DeltaH# será menor que zero (negativo), um valor que caracteriza reações exotérmicas.
Então, digamos que você teria que desenhar o diagrama para a combustão da glicose. Você começaria com a equação química balanceada
#C_6H_12O_6 + 6O_2 -> 6CO_2 + 6H_2O#
Então você calcularia #H_i# como a soma das entalpias de estado padrão (#DeltaH_f^@# - geralmente dados a você) dos reatanos - cada um multiplicado por seus coeficientes estequiométricos, e #H_f# como a soma das entalpias de estado padrão dos produtos - novamente, cada uma multiplicada por seus coeficientes estequiométricos.
Após esse ponto, você apenas representará graficamente esses valores, juntamente com #DeltaH = H_(f) - H_(i) <0# (nesse caso).