Como você calcula a taxa formal de # Cl # em #ClO ^ - # e #ClO_3 ^ - #?

Responda:

Nos dois exemplos, o átomo de cloro é neutro e presume-se que a carga resida no oxigênio.

Explicação:

Para se qualificar para o #Cl#e #O#, existem #7#e #6# elétrons de valência associados respectivamente aos átomos neutros.

Para íons hipocloritos, #Cl-O^-#, temos que distribuir #7+6+1# elétrons na estrutura de Lewis. Existem assim #7# pares de elétrons. Um desses pares de elétrons é concebido para formar a #Cl-O# e assim, ao redor de cada cloro e de cada átomo de oxigênio, existem pares de elétrons 3 solitários. Como o par de elétrons de ligação é compartilhado, ou seja, um elétron é reivindicado por #Cl#e um por #O#, isso significa que o átomo de cloro possui elétrons de valência 7 e, portanto, é formalmente neutro, e o átomo de oxigênio também possui elétrons de valência 7 e, portanto, possui uma carga negativa FORMAL.

Isso é oxigênio, #Z=8#, possui elétrons de valência 7 e elétrons do núcleo interno 2 e, portanto, elétrons 9 no total. Dado esse formalismo eletrônico, o centro de oxigênio é formalmente negativo, e nossa estrutura de Lewis certamente representa isso.

E agora para clorato, #ClO_3^-#. Nós temos #7+6+6+6+1# elétrons de valência, elétrons 26 e pares de elétrons 13 para distribuir. Uma estrutura de Lewis de #(O=)_2ddotCl(-O^-)# é razoável, e acho que, responde corretamente pela cobrança. O cloro é neutro e o oxigênio ligado individualmente tem uma carga negativa. Obviamente, essa carga é distribuída para os outros centros de oxigênio por ressonância.

Para completar, devemos considerar o perclorato, #ClO_4^-#, em que o cloro tem seu número máximo de oxidação do grupo 7 de #+VII#Aqui temos #7+4xx6+1=32# elétrons de valência e uma estrutura de Lewis #(""^(-)O-)Cl(=O)_3#, novamente com a carga que reside formalmente em um átomo de oxigênio ... e que CONCEITOS estar ligados unicamente ao cloro ...