Como você calcula o ponto de congelamento da molalidade?
Um dos propriedades coligativas of soluções is depressão do ponto de congelamento.
Esse fenômeno ajuda a explicar por que adicionar sal a um caminho gelado derrete o gelo ou por que a água do mar não congela no ponto de congelamento normal de #0# #""^"o""C"#, ou por que o fluido do radiador nos automóveis não congela no inverno, entre outras coisas.
A equação para depressão do ponto de congelamento É dado por
#ulbar(|stackrel(" ")(" "DeltaT_f = imK_f" ")|)#
onde
-
#DeltaT_f# representa o mudança no ponto de congelamento da solução
-
#i# chama-se a fator de van't Hoff, que é essencialmente o número de partículas dissolvidas por unidade de soluto (por exemplo, #i = 3# para cloreto de cálcio, porque existe #1# #"Ca"^(2+) + 2# #"Cl"^(-)#).
-
#m# é o molalidade da solução, o número de mols de soluto dissolvido por quilograma of solvente:
#"molality" = "mol solute"/"kg solvent"#
- #K_f# é o depressão do ponto de congelamento molal constante para o solvente, cuja tabela a seguir lista alguns valores para determinados solventes:
(the far-right column shows the #K_f#)
Depois de calcular o alterar no ponto de congelamento, para encontrar o novo ponto de congelamento, tu subtrair o #DeltaT_f# Quantidade a partir do ponto de congelação normal do solvente:
#ul("new f.p." = "normal f.p." - DeltaT_f#
(Gostaria de salientar que, dependendo de como você é ensinado, o #DeltaT_f# quantidade pode ser negativo (possivelmente porque a constante #K_f# foi negativo). Apenas saiba que o magnitude do #DeltaT_f# quantidade (independentemente do sinal) representa em quanto o ponto de congelamento é reduzido.)