Como você faria um diagrama de Bohr para NaCl?
Um diagrama de Bohr mostra um átomo com um núcleo central pequeno e os elétrons em suas conchas de valência.
A primeira concha de valência contém 2 elétrons, e a segunda e terceira camada têm 8 elétrons cada, e o número continua crescendo.
Para desenhar o diagrama de Bohr para "NaCl", devemos primeiro desenhar os diagramas individuais para ambos "Na" e "Cl".
O número atômico of "Na" is 11, então tem 11 elétrons.
As primeira e segunda conchas de valência estão completamente cheias, pois 2 e 8 elétrons ocupam apenas o primeiro 10 de sódio 11 elétrons. Assim, haverá 1 sobra de elétrons na terceira camada de valência, de modo que o diagrama de Bohr "Na" pode ser desenhado da seguinte maneira:
Podemos seguir um processo semelhante para o cloro, que tem 17 elétrons. As duas primeiras conchas estão cheias, ocupando 10 of "Cl"'s 17 elétrons, deixando 7 elétrons na terceira camada de valência (lembre-se de que ela tem capacidade de 8).
Agora, devemos desenhar o diagrama de Bohr para o "NaCl" modelo. "NaCl" é um composto iônico, o que significa que os elétrons de cada molécula que compõe o composto são arrancados das moléculas e adicionados a outras moléculas.
Observe que em "Na", existe apenas 1 elétron na terceira camada de valência. Por causa disso, "Na" quer "lançar" seu único elétron e formar um "Na"^+ íon. Similarmente, "Cl" tem 7 elétrons de 8 possível em seu terceiro invólucro, portanto, ele precisará pegar um elétron e formar um "Cl"^- íon.
Portanto, o átomo de cloro pega o elétron na terceira camada de valência do sódio e o adiciona ao seu próprio, de modo que o composto iônico seria desenhado como:
Observação:
"Na"^+ tem 10 elétrons: suas conchas têm 2 e 8 elétrons, respectivamente.
"Cl"^- tem 18 elétrons: suas conchas têm 2,8, e 8 elétrons, respectivamente.