Como você usaria a equação de Henderson-Hasselbalch para calcular o pH de uma solução que é 0.120 M em HClO e 0.185 M em KClO?
Responda:
#"pH" = 7.65#
Explicação:
O Equação de Henderson - Hasselbalch permite calcular o pH of solução de buffer que contém um ácido fraco e sua base conjugada usando as concentrações dessas duas espécies e o #pK_a# do ácido fraco.
#color(blue)("pH" = pK_a + log( (["conjugate base"])/(["weak acid"])))#
No seu caso, o ácido fraco é ácido hipocloroso, #"HClO"#. Sua base conjugada, a ânion hipoclorito, #"ClO"^(-)#, é entregue à solução por um de seus sais, hipoclorito de potássio, #"KClO"#.
O constante de dissociação ácida, #K_a#, para o ácido hipocloroso é igual a #3.5 * 10^(-8)#
Agora, antes de fazer qualquer cálculo, tente prever o que você espera que o pH da solução seja Comparado com o ácido #pK_a#.
Observe que quando você tiver concentrações iguais de ácido fraco e base conjugada, o termo log será igual a zero, Desde
#log(1) = 0#
Isso diz que se você tiver mais base conjugada que o ácido fraco, o termo log será Melhor que #1#, o que fará com que o pH seja superior que o #pK_a#.
Com isso em mente, insira seus valores na equação HH para obter
#"pH" = -log(3.5 * 10^(-8)) + log( (0.185color(red)(cancel(color(black)("M"))))/(0.120color(red)(cancel(color(black)("M")))))#
#"pH" = 7.46 + 0.188 = color(green)(7.65)#