Encargos formais?

Responda:

Bem, #"periodic acid"# é um ácido NEUTRO ....

Explicação:

E as acusações formais associadas aos átomos individuais devem refletir essa neutralidade. E lembre-se, cada átomo tem um específico número atômico, e deve haver um número apropriado de elétrons (invólucro interno) ou COMPARTILHADO por átomos em uma ligação covalente, para fornecer a carga final na besta.

Na maioria das vezes, podemos simplesmente lidar com o elétrons de valênciae avalie a cobrança diretamente.

#H# #", 1 valence electron"#

#I# #", 7 valence electrons"#

#O# #", 6 valence electrons"#

E então nós temos #1+7+4xx6=32*"valence electrons"# distribuir.

No seu diagrama, em torno de cada átomo de oxigênio existem pares solitários 2, ou seja, elétrons 4, e é concebido para obter uma metade dos quatro elétrons no #O=I# .... Como o oxigênio possui elétrons do núcleo interno 2, isto é, formalmente, o #1s^2# conjunto que não foi concebido para participar ligação, cada átomo de oxigênio é concebido para possuir PRÓPRIOS elétrons 8, cuja carga equilibra PRECISAMENTE as cargas nuculares 8 que definem o átomo como oxigênio ....

E o iodo possui SETE elétrons de valência sob esse rigmarole ... e com elétrons do núcleo interno 46, suas cargas negativas são neutralizadas #Z=53#.

E isso deixa hidrogênio, #Z=1#... e há UM elétron compartilhado pelo hidrogênio no #O-H# ligação. Todos os átomos são formalmente neutros e o ácido periódico é uma molécula neutra.

Sabemos que o ácido periódico é forte,

#HIO_4(aq) +H_2O(l) rarr IO_4^(-) + H_3O^+#

Você pode atribuir cobranças no ânion de período? Onde DEVE estar a carga negativa ..?

A estrutura padrão de Lewis do ácido parental é ...#HO-I(=O)_3#..o que é consistente com átomos formalmente neutros participantes ....