Explique as técnicas de separação de mistura?
A partir de este site, Estou descobrindo que as técnicas comuns de separação são:
- Cromatografia em papel
- Filtração
- evaporação
- Destilação simples
- Destilação fraccionada
- Magnetismo
- Ampola de decantação
Eu sei que isso é muito, então se você está procurando específico técnicas e não todas, basta percorrer e encontrar o que você precisa.
Adicionei títulos grandes para facilitar a localização do que você precisa.
AVISO LEGAL: RESPOSTA LONGA!
CROMATOGRAFIA DE PAPEL
Uma configuração básica pode ser assim:
O que você tem é um contêiner com um líquido solvente nisso; este solvente é pode ou não ter propriedades similares (polaridade; uma extremidade positiva e negativa definida de uma molécula) com a mistura borrada no papel.
O solvente percorre o papel.
- O mais semelhante a polaridade dos produtos químicos na mistura e a do solvente, mais rapidamente eles viajam juntos pelo papel porque são atraídos um pelo outro.
- O mais diferente a polaridade dos produtos químicos e do solvente, mais lentamente eles viajam juntos pelo jornal porque não são atraídos um pelo outro.
Assim, você obtém diferentes produtos químicos que viajam em diferentes velocidades, separando-os um do outro na mistura.
FILTRAÇÃO
Basicamente, a filtração está aproveitando o tamanho das partículas em uma mistura para separá-las.
A configuração que você vê acima é uma mistura de areia / água, e tudo o que está acontecendo é que é colocada através de papel de filtro (como um filtro de café).
O papel de filtro tem poros pequenos que são menor do que a areia em si, então a areia fica presa de um lado do papel de filtro enquanto a água escorre, porque as moléculas de água são pequeno o suficiente para atravessar.
Portanto, sua areia (resíduo) e água (filtrado) são separadas por seu tamanho.
EVAPORAÇÃO
Na verdade, isso não é tão complicado; se você tiver uma mistura de água e sal e aquecer bastante, a água acabará atingindo sua ponto de ebulição, a temperatura em que deseja se tornar um gás.
Então a água vaporiza, e flutua no ar, deixando o sal por si só. Com isso, você isolou o sal removendo a água.
DESTILAÇÃO SIMPLES
Isso é um pouco mais complicado, mas basicamente construído a partir da evaporação. Ainda há aquecimento envolvido e sua água ainda está vaporizando.
A única diferença é que agora, você anexou um tubo de condensador que é cercado por líquido frio. Esse líquido frio força o vapor de água a condensar de volta a um líquido e viaje para um novo contêiner.
Então, basicamente, a destilação simples é apenas evaporação com uma maneira de coletar sua água em vez de deixá-lo flutuar no ar.
DESTILAÇÃO FRACCIONADA
Isso pode ser complicado, mas é um princípio semelhante à "destilação simples".
A principal diferença entre destilação simples e fracionada é que agora você está lidando com dois líquidos em vez de um sólido em um líquido.
Com dois líquidos, geralmente com aparência semelhante, o processo é mais delicado e leva mais tempo.
Nesse caso, dois líquidos diferentes podem ter diferentes pontos de ebulição, que é a ideia usada aqui. Isso significa que um se tornará um gás mais facilmente do que o outro.
Os princípios básicos encontrados na destilação são os mesmos; é basicamente evaporação especial com uma maneira de coletar o líquido vaporizado.
MAGNETISMO
Aqui, você precisa saber com antecedência se uma substância responderá a um ímã ou não.
Por exemplo, o ferro ficará atraídos para um ímã, mas a areia não, para que você possa puxar o ferro e deixar a areia de volta no recipiente.
AMPOLA DE DECANTAÇÃO
É praticamente o mesmo que filtração, com sem papel de filtro. Você pode pegar dois líquidos de densidades diferentes (quanta massa há em um determinado volume) e despejá-los em um funil. Um exemplo é óleo e água.
Quando a mistura assentar, o mais denso líquido estará no fundoe pinga primeiro pelo funil.
Esta é uma separação que você pode simplesmente deixar ocorrer naturalmente.