Casa > Q > Quando Usar A Lei De Boyle?

Quando usar a lei de Boyle?

Quando um gás real está submetido a valores baixos de pressão e elevada temperatura, seu comportamento termodinâmico se aproxima de um gás ideal, podendo, desta forma, ser aplicada a lei de Boyle.

Consulte Mais informação

Você pode gostar

O que falava à Lei de Boyle Mariotte?

Num sistema fechado em que a temperatura é mantida constante, verifica-se que uma determinada massa de gás ocupa um volume proporcional à sua pressão.

Você também pode perguntar o que diz a lei dos gases?

As três leis dos gases são denominadas:

  • Lei de Boyle (transformação isotérmica)
  • Lei de Gay-Lussac (transformação isobárica)
  • Lei de Charles (transformação isométrica)
Como surgiu a Lei de Boyle? O primeiro cientista que estudou esse tipo de transformação gasosa foi o físico e naturalista inglês Robert Boyle (1627-1691), no ano de 1662. Mais tarde, em 1676, o físico francês Edme Mariotte (1620-1684) repetiu os experimentos de Boyle e divulgou-os na França, dando crédito também a Boyle.

Qual a afirmação do enunciado da Lei de Boyle Mariotte?

Lei de Boyle ou Lei de Boyle-Mariotte: Sob temperatura constante, o volume ocupado por determinada massa fixa de um gás é inversamente proporcional à sua pressão. Correspondentemente, em que condições pode se aplicar a lei geral dos gases perfeitos a uma transformação gasosa? Existem três tipos de transformações gasosas, que ocorrem quando (1) a temperatura permanece constante, (2) quando a pressão permanece constante e (3) quando o volume permanece constante.

Você pode gostar

O que explica a lei de Boyle?

Qual é a relação entre pressão e volume?

Em uma transformação isotérmica, pressão e volume são inversamente proporcionais e em uma transformação isométrica, pressão e temperatura são diretamente proporcionais. Dessas observações, podemos concluir que a pressão é diretamente proporcional à temperatura e inversamente proporcional ao volume. Em relação a isto, qual a relação entre a lei de boyle e a respiração? Lei de Boyle na Respiração:

Na etapa da inalação, o diafragma se expande deixando o volume do pulmão maior. Como o produto pV deve ser constante, a pressão interna do pulmão diminui com este aumento de volume. Como a pressão atmosférica é maior, ar entra no pulmão até equalizar as pressões.

O que diz a 2 lei de Charles?

Refere-se à forma como o volume de uma massa fixa de gás varia proporcionalmente com a temperatura, mantendo-se a pressão constante. Desta forma, a Lei de Charles pode ser enunciada da seguinte forma: A pressão constante, o volume de uma dada massa de gás varia proporcionalmente com o valor da sua temperatura absoluta. O que diz a segunda lei de Charles? A segunda lei de Gay-Lussac, que é denominada de transformação isocórica ou transformação isovolumétrica, está relacionada com o comportamento dos gases quando submetidos a um volume constante. A elaboração dessa lei contou com a participação do cientista francês Jacques Alexandre Cesar Charles.

Então, qual a fórmula para calcular uma transformação isobárica?

Podemos comprovar matematicamente por meio da equação dos gases perfeitos de Clapeyron, onde R é a constante universal dos gases perfeitos ou constante de Clapeyron, cujo valor nas condições normais de temperatura e pressão (CNTP) é R = 0,082 atm. L/mol. K.

De Roscoe Tallon

Artigos semelhantes

Como calcular a pressão final de um gás? :: Como eram conhecidos os soldados romanos?
Links Úteis