O que é linha cartilagem epifisária qual a sua importância no crescimento ósseo?
A epífise é a parte de um osso longo que se desenvolve por um centro de ossificação diferente do corpo do osso, e que dele é separado por uma camada de cartilagem. Durante o desenvolvimento, é a cartilagem epifisária a responsável pelo crescimento longitudinal e diametral (lateral) do osso.
Onde fica a placa Epifisária?
Placas de crescimento ou Placa epifisária são estruturas compostas por cartilagem, osso e componentes fibrosos. Normalmente se apresentam nas extremidades dos ossos longos (ossificação endocondral). Em relação a isto, o que é a metáfise? [ Anatomia ] Parte de um osso comprido situada entre as epífises e a diáfise ou entre as extremidades e a parte média (ex.: metáfise distal do rádio; metáfise tibial).
Também, o que é fusão epifisária?
O momento de fechamento da placa epifisária (desaparecimento ou mineralização da cartilagem fisária), também denominada de fusão ou desaparecimento da placa de crescimento, varia de acordo com o osso. Também se pode perguntar o que é lâmina epifisial e linha epifisial? A lâmina epifisial é uma camada de cartilagem hialina na metáfise de um osso em crescimento que consiste em quatro zonas: Zona de cartilagem de repouso: é a mais próxima da epífise e consiste em pequenos condrócitos dispersos.
O que é cartilagem de crescimento?
As placas de crescimento (indicadas pelas linhas rosa) são áreas de cartilagem próximas às extremidades dos ossos longos, como os ossos dos braços e das pernas. Elas permitem aos ossos se alongar até que as crianças atinjam sua altura total. Além disso, o que é uma cartilagem? O tecido cartilaginoso é uma forma especializada de tecido conjuntivo de consistência rígida. Desempenha a função de suporte de tecidos moles, reveste superfícies articulares, onde absorve choques, e facilita o deslizamento dos ossos na articulação.
Também se pode perguntar como ocorre o crescimento e desenvolvimento da placa epifisária?
Segundo o pesquisador, a placa epifisária é representada no início de sua evolução por três zonas distintas de células que evoluem de forma harmônica, propiciando o crescimento linear das estruturas cartilaginosas e sua substituição por células ósseas, resultando no crescimento longitudinal do esqueleto. Quais são as regiões do disco epifisário? O disco epifisário tem regiões denominadas zonas: de reserva, proliferativa, hipertrófica e de invasão vascular. A zona de reserva é formada por cartilagem hialina sem produção de matriz ou proliferação celular; também é a zona mais distante da diáfise.
Quando a placa epifisária e substituída por osso?
Durante o processo de maturação, a placa epifisária, res- ponsável pelo crescimento longitudinal do osso, e localizada entre a epífise e a diáfise, é substituída por tecido ósseo, estag- nando o crescimento longitudinal, e mantendo desta forma o comprimento do osso inalterável fisiologicamente [1].
Artigos semelhantes
- Qual é a função da cartilagem epifisária?
- Como ocorre o crescimento e desenvolvimento da placa epifisária?
A placa epifisária é representada no início da sua evolução por três zonas distintas de células que evoluem de forma a proporcionar um crescimento linear das estruturas cartilaginosas e a sua substituição por células ósseas.
- O que é a linha epifisária e como ela surge?
A metáfise da extremidade dos ossos longos é onde se encontra a placa epifisária. A tábua ajuda no crescimento ósseo de crianças e adolescentes.
- O que é tecido ósseo compacto?
A região mais periférica dos ossos é caracterizada por ser densa e forte. O tecido ósseo esponjoso é caracterizado por uma série de espaços intercomunicantes.
- Qual é a diferença entre o tecido ósseo compacto e o esponjoso?
- Qual elemento predomina na parte orgânica da matriz do tecido ósseo?
- Qual a diferença da linha M para Linha A da Samsung?