Quais os tipos de metonímia que existem?
Tipos de metonímia
- O efeito pela causa (ou a causa pelo efeito)
- A parte pelo todo (ou o todo pela parte)
- O autor pela obra.
- O concreto pelo abstrato (ou o abstrato pelo concreto)
- A marca pelo produto.
- O singular pelo plural.
- O continente pelo conteúdo.
- A classe pelo indivíduo (ou o indivíduo pela classe)
As pessoas também perguntam o que é metonímia 5 exemplos?
Exemplos de metonímia de vários tipos
Parte pelo todo: Ele possuía inúmeras cabeças de gado. Causa pelo efeito: Consegui comprar a televisão com meu suor. Autor pela obra: Muitas vezes, li Camões. Inventor pelo Invento: Por que esperar? Quais os tipos de metonímia que estudamos até agora? Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;) A metonímia é uma figura de linguagem que se baseia em uma relação lógica entre os termos. Os tipos mais comuns de metonímia são a causa pelo efeito, o autor pela obra, o singular pelo plural, a matéria pelo objeto, a marca pelo produto e a espécie pelo indivíduo.
O que é metáfora é de 5 Exemplos?
Exemplos de Frases com Metáfora
O personagem do livro tem coração de pedra. Em vez de dizer que o personagem do livro é insensível, podemos comparar o seu coração a uma pedra para expressar o quanto ele é duro. Essa comparação implícita dá mais ênfase e beleza à frase. Qual a diferença entre sinédoque é metonímia? Sinédoque e metonímia
Alguns defendem que na sinédoque ocorre uma relação quantitativa entre os termos da frase, ocorrendo redução ou ampliação, e na metonímia ocorre uma relação qualitativa, havendo contiguidade entre os termos da frase.
Mantendo isto em consideração, qual a diferença entre metonímia é antonomásia?
Antonomásia: é a substituição de um nome por outro ou por uma expressão que facilmente o identifique. A antonomásia é uma variante metonímia, que consiste na substituição de um nome por outro que com ele seja afim semanticamente. O que é paradoxo é um exemplo? É uma declaração aparentemente verdadeira, mas que leva a uma contradição lógica ou que contradiz a intuição comum. Alguns exemplos de paradoxo como figura de linguagem são: "O nada é tudo", "Eu estou cheio de me sentir vazio", "O silêncio é o melhor discurso".
O que é comparação e 3 exemplos?
O que é a Comparação:
Exemplo: “Os seus olhos brilhavam como estrelas no céu” ou “Meu filho joga futebol como o Pelé”. Retirando os termos conectivos, por exemplo, deixa-se de ter uma comparação e passa a ser uma metáfora. Exemplo: “Os seus olhos são estrelas no céu” ou “Meu filho é o Pelé no futebol”. O que é uma hipérbole exemplos? Usos da hipérbole
Por ser um recurso estilístico que remete ao exagero, a hipérbole costuma ser utilizada para dar uma intensidade muito maior ou menor àquilo que se quer dizer, dando ênfase ao efeito do discurso. Veja no exemplo: Eu estou congelando de frio!
Em relação a isto, o que é a ambiguidade?
Na linguística, a ambiguidade ou anfibologia ocorre quando um trecho, uma sentença ou uma expressão linguística apresentam mais de um entendimento possível, gerando problemas de interpretação no enunciado e dificuldades de comunicação.
Artigos semelhantes
- O que é metonímia e 3 exemplos?
A substituição de uma palavra por outra é feita principalmente pelo autor da obra. Viver do trabalho é a causa pelo efeito. O inventor queria comprar um Ford.
- O que é metonímia exemplo?
- Qual a diferença entre antonomásia é metonímia?
A substituição de um nome por outro nome é chamada de antonomásia. A substituição de um nome por outro nome que lhe esteja relacionado chama-se metonímia.
- Qual a diferença entre Catacrese é metonímia?
- Qual a diferença entre metonímia e catacrese?
- Quantos Mols de átomos de ferro existem em um mol de Fe2O3 quantos átomos de ferro existem em um mol de Fe2O3?
- Quais são os tipos de bactérias que existem?