"Muito" é um adjetivo?
Não. Você pode estar confundindo "muito" com "muito". O "de" altera a parte do discurso.
"Um monte" significa "em grande medida ou grau", e é um conceito contável. Pode parecer descrever a número de objetos, pela extensão do impacto de uma ação, Etc.
Eu entendo que pode ser confuso ser um adjetivo, já que "uma grande quantidade de" é um adjetivo. Pode ser um erro comum, mas "muito"(independente do" de ", mas" de "ainda pode estar próximo a ele) pode ser um advérbioou pode ser um substantivo.
EXEMPLOS
NOUN: "MUITO"
- Ele tinha muito tempo para ajustar as configurações para garantir que ele aperfeiçoasse a programação - ele estava tão interessado que perdeu a noção do tempo e terminou depois da meia-noite.
Pode-se substituir "muito" por "uma carga de barco" ou "uma quantidade obscena", mas não "muita"; o tempo não era exatamente contável, pois nessa situação a pessoa não estava prestando atenção ao tempo (ele perdeu a noção do tempo).
Então, o que temos é esse "tempo" qualifica "um barco carregado". Ele tinha um barco cheio de quê? Tempo. Portanto, "tempo" é o adjetivo, mas "muito" é o substantivo.
Advérbio: "MUITO"
- Ele trabalhou muito ontem à noite para dar os últimos retoques.
"Trabalhado" é um verbo e "muito" modifica "trabalhado". Que, por definição, é a função de um advérbio. Portanto, "muito" neste contexto é um advérbio.
ADJETIVO: "MUITO DE"
- Um monte de as pessoas vão à igreja aos domingos.
Nesse caso, estamos usando "uma grande quantidade de", NÃO "muito". O" de "pertence à frase" de pessoas ".
Parece estranho, mas é suposto dizer "muitas" pessoas (em comparação com "poucas"), não "uma quantidade suficiente" de algo chamado "pessoas" (em comparação com uma "deficiência").
"Ampla quantidade" e "deficiência" são valores relativo quantidade esperada, enquanto "muitos" e "poucos" são absoluto estimativas que são não dependente das expectativas.