O que determina se uma reação é classificada como sn1 ou sn2?

Responda:

Ver explicação

Explicação:

É bom saber por que eles são chamados SN 1 e SN 2; no SN 2 reações, a taxa da reação depende de duas entidades (quanto nucleófilo E o eletrófilo existe) e, portanto, é chamado SN2.

SN 1 as taxas de reações dependem apenas da entidade, do eletrófilo (a perda de um grupo de saída é o primeiro passo dessa reação e, inicialmente, não é necessário que um nucleófilo tenha o grupo de saída e forme a carbocultura); portanto, é chamado SN1 .

Agora, respondendo à sua pergunta, veja como elas diferem e como você pode determinar qual mecanismo está acontecendo:

1) O substrato (também conhecido como eletrófilo): Para reações SN2, um substrato primário é melhor, enquanto um substrato terciário é praticamente não reativo. Mas para as reações SN1, é o contrário. Substratos terciários são perfeitos para reações SN1 e substratos primários simplesmente não são bons!

Portanto, se você tiver primário ou secundário substratos, a reação prosseguirá através de SN2 mecanismo. Se você tem Terciário substrato, ele prosseguirá via SN1 mecanismo.
http://intranet.tdmu.edu.ua/data/kafedra/internal/zag_him/classes_stud/en/pharm/prov_pharm/ptn/organic%20chemistry/2%20course/06.%20Halogenderivatives%20of%20the%20hydrocarbons.Isomery..htm
Onde X é um grupo de saída (geralmente um halogênio).

2) O Nucleófilo: Como a taxa de reações SN2 depende do eletrófilo E do nucleófilo, você precisa de um nucleófilo forte para acelerar a reação. As reações SN1 não precisam de um nucleófilo forte.

Portanto, um nucleófilo forte favorece o SN2, enquanto um nucleófilo fraco permite o SN1 .

3) Por fim, o Solvente : Solventes apróticos polares acelerar a taxa de SN2 reações. Exemplos incluem: acetona, DMSO, DME, DMF. Você vê isso em uma reação, é o SN2.

Espero que isso ajude (c: