O que é efeito de íon comum? Dê exemplos de sal 3 que podem afetar a ionização da solução HNO2?

Responda:

O efeito do íon comum refere-se à adição a uma solução em equilíbrio, um sal que contém um íon em comum com um dos produtos desse equilíbrio. O efeito é mudar o equilíbrio para o lado reagente da equação.

Explicação:

O efeito do íon comum é usado para reduzir a concentração de um dos produtos em equilíbrio aquoso. Isso pode significar reduzir a concentração de um íon metálico tóxico ou controlar a pH de uma solução. O último caso é conhecido como buffer.

Aqui estão dois exemplos:

O sulfato de bário é administrado a um paciente antes das radiografias abdominais, pois bloqueia os raios, permitindo que a imagem do intestino seja vista com clareza.

#BaSO_4 (s) rightleftharpoons Ba^(2+) + SO_4^(2-)#

Desde #BaSO_4# é insolúvel em água, a concentração de #Ba^(2+)# é muito baixo.

Mas o íon bário é altamente tóxico e, portanto, qualquer quantidade é difícil para o corpo tolerar. Para reduzir a concentração disso, tanto quanto possível, os técnicos de laboratório adicionam uma pequena quantidade de #Na_2SO_4# como fonte de adicional #SO_4^(2-)#. Porque isso soluto também contém íons sulfato, o efeito é conhecido como efeito iônico comum.

O íon sulfato adicionado desloca o equilíbrio acima para a esquerda, e a concentração de íons bário no novo equilíbrio é bastante reduzida.

Como segundo exemplo, considere o ácido fraco #HNO_2# em equilíbrio aquoso:

#HNO_2 + H_2O rightleftharpoons H_3O^+ + NO_2^-#

A solução terá um certo #[H_3O^+]# e pH. Adicionando um sal solúvel que também contém o íon #NO_2^-# (Tal como #LiNO_2#, #NaNO_2# or #KNO_2#) deslocamos novamente o equilíbrio para a esquerda, o que diminui a #[H_3O^+]# e move o pH para mais perto de neutro.

Esse processo, conhecido como buffer, também é um exemplo do efeito de íon comum. É usado em uma variedade de sistemas quando um pH específico deve ser alcançado (e mantido), como o pH da corrente sanguínea.