O que é um teste t emparelhado e não emparelhado? Quais são as diferenças?

Responda:

Ver abaixo.

Explicação:

Os testes T são úteis para comparar as médias de duas amostras. Existem dois tipos: emparelhados e não emparelhados.

Emparelhado significa que ambas as amostras consistem nos mesmos assuntos de teste. Um teste t emparelhado é equivalente a um teste t de uma amostra.

Não pareado significa que ambas as amostras consistem em sujeitos de teste distintos. Um teste t não pareado é equivalente a um teste t de duas amostras.

Por exemplo, se você deseja realizar um experimento para ver como o consumo de uma bebida energética aumenta a freqüência cardíaca, você pode fazê-lo de duas maneiras.

A maneira "emparelhada" seria medir a freqüência cardíaca das pessoas 10 antes de beberem a bebida energética e, em seguida, medir a freqüência cardíaca da mesmas pessoas 10 depois de beber a bebida energética. Essas duas amostras consistem nos mesmos assuntos de teste, para que você realize uma teste t emparelhado nas médias de ambas as amostras.

A maneira "não emparelhada" seria medir a freqüência cardíaca das pessoas 10 antes de beber uma bebida energética e, em seguida, medir a freqüência cardíaca de algum outro grupo de pessoas que beberam bebidas energéticas. Essas duas amostras consistem em diferentes sujeitos de teste, para que você realize uma teste t não pareado nas médias de ambas as amostras.

===== ===== EDIT
Deveria ser óbvio que um teste t emparelhado traz mais informações, pois a consistência nos sujeitos do teste é mais poderosa em mostrar uma relação entre o variáveis ​​independentes e dependentes.