O que é uma assíntota vertical no cálculo?
A assíntota vertical é um local em que a função é indefinida e o limite da função não existe.
Isso ocorre porque, como 1 se aproxima da assíntota, mesmo pequenas mudanças no x-valor leva a flutuações arbitrariamente grandes no valor da função.
No gráfico de uma função f(x), ocorre uma assíntota vertical em um ponto P=(x_0,y_0) se o limitar da função se aproxima oo or -oo as x->x_0.
Para uma definição mais rigorosa, James Stewart's Cálculo, 6^(th) edição, nos fornece o seguinte:
"Definição: a linha x = a é chamada de assíntota vertical da curva y=f(x) se pelo menos uma das seguintes afirmações for verdadeira:
lim_(x->a)f(x) = oo
lim_(x->a)f(x) = -oo
lim_(x->a^+)f(x) = oo
lim_(x->a^+)f(x) = -oo
lim_(x->a^-)f(x) = oo
lim_(x->a^-)f(x) = -oo"
Na definição acima, o sobrescrito + indica o limite à direita de f(x) as x->a, e o sobrescrito indica o limite esquerdo.
Em relação a outros aspectos do cálculo, em geral, não se pode diferenciar uma função em sua assíntota vertical (mesmo que a função possa ser diferenciável em um domínio menor), nem se pode integrar nessa assíntota vertical, porque a função não é contínua lá.
Como exemplo, considere a função f(x) = 1/x.
À medida que nos aproximamos x=0 da esquerda ou da direita, f(x) torna-se arbitrariamente negativo ou arbitrariamente positivo, respectivamente.
Nesse caso, duas de nossas afirmações da definição são verdadeiras: especificamente, a terceira e a sexta. Portanto, dizemos que:
f(x) = 1/x has a vertical asymptote at x=0.
Veja a imagem abaixo.
Fontes:
Stewart, James. Cálculo. 6^(th) ed. Belmont: Thomson Higher Education, 2008. Impressão.