Pergunta #20ecb
Responda:
Os átomos emitem comprimentos de onda específicos que podem ser usados como uma impressão digital única para identificá-los. Obter uma amostra pura de um elemento é a principal limitação.
Explicação:
Durante um teste de chama, uma amostra de material é queimada e o espectro de luz produzido é analisado (acho que com um espectrômetro ou equipamento similar). O espectro produzido é chamado espectro de emissão (porque é emitido da amostra em vez da amostra que absorve a luz de um espectro contínuo). Um espectro de emissão típico possui apenas alguns comprimentos de onda. É chamado de espectro discreto ou linear, o que significa que apenas existem comprimentos de onda específicos, e não todos os comprimentos de onda, de vermelho a violeta.
Os diferentes tipos de espectros são mostrados nas imagens abaixo.
Cada elemento produz um espectro único, ou seja, os comprimentos de onda específicos são únicos para esse elemento. Se tivéssemos uma amostra pura de mercúrio e a queimássemos, obteríamos um conjunto de comprimentos de onda que sabíamos pertencer apenas ao mercúrio. Poderíamos então usar esse espectro (conjunto de comprimentos de onda) para identificar mercúrio em outras amostras.
De fato, esse método de usar comprimentos de onda específicos associados a elementos ainda é usado na astronomia moderna para identificar elementos presentes em estrelas distantes. É bastante útil, pois não podemos enviar espectrômetros de massa até eles atualmente!
Aqui está uma imagem com alguns espectros de emissão diferentes:
A principal limitação dos testes de chama é garantir que você tenha uma amostra pura de um elemento. As impurezas introduzirão comprimentos de onda no espectro que não estão relacionados ao elemento. Geralmente, os cientistas usam espectros de linha que medem a intensidade e identificam os comprimentos de onda presentes. Comprimentos de onda introduzidos por impurezas provavelmente terão uma pequena intensidade que não seria considerada significativa.
Aqui está uma foto de um espectro de linhas disponível na Wikipedia: