Pergunta #30d2b

Localizando pares solitários usando Teoria VSEPR é um pouco atípico, já que VSEPR A teoria depende fortemente de Estruturas de Lewis, que mostra claramente os pares solitários de cada átomo que faz parte de uma molécula.

No entanto, se você trabalhar ao contrário, acho que você poderá determinar quantos pares (se houver) solitários um átomo central possui. Teoria VSEPR prevê duas geometrias diferentes para uma molécula: geometria molecular e geometria eletrônica.

Vamos pegar a água, por exemplo, e tentar descobrir quantos pares solitários o oxigênio possui. Aqui está a água geometria molecular

http://www.jameshedberg.com/scienceGraphics.php?sort=all&id=water-molecule

Observe os dois átomos de hidrogênio conectados a um átomo de oxigênio central. Agora, duas ferramentas importantes são usadas para determinar a geometria de uma molécula: número estérico (SN) e número de coordenação (CN).

O CN diz lhe quantos átomos estão ligados, neste caso, ao átomo de oxigênio central. No caso da água, o CN será igual a 2.

O SN diz lhe quantas regiões de elétron densidade você tem em torno do átomo de oxigênio. Regiões da densidade de elétrons podem representar ligações com outros átomos ou pares solitários.

Agora, se o SN é igual ao CN, a geometria eletrônica da molécula será igual à sua geometria molecular #-># sem pares solitários em torno do átomo central.

Água SN is 4, o que implica que existem pares solitários em torno do átomo de oxigênio. As duas ligações que o oxigênio possui com os átomos de hidrogênio compensam 2 regiões de densidade eletrônica, o que implica que você deve ter

#"number of lone pairs" = "SN" - "CN" = 4 -2 = 2#

A geometria eletrônica da água é tetraédrico e fica assim:

http://chemistry.tutorvista.com/inorganic-chemistry/h2o-molecular-geometry.html

Como conclusão, você poderia descubra quantos pares solitários você tem em um átomo central, mas você deve conhecer o SN e o CN, ou pelo menos a forma molecular e o SN.