Pergunta #5140c
Responda:
Ao permanecerem pequenos e em cachos, semelhantes a um cacho de uvas, os alvéolos maximizam a área de superfície, mantendo um volume compacto para difusão.
Explicação:
Os alvéolos são pequenos sacos nos pulmões que maximizam a área superficial, mantendo um volume compacto. A área da superfície dos alvéolos nos pulmões de um ser humano médio é MEDIDORES QUADRADOS 70 (cerca de 753 pés quadrados), quase do tamanho de uma sala de estar em uma casa modesta. Deixe que isso afunde. Uma área de superfície suficiente para cobrir sua sala de estar se encaixa dentro de seu peito e pulmões.
Como?
Veja como, no gráfico acima, pequenos cubos têm uma área de superfície menor e um volume menor, mas eles têm uma proporção maior de área de superfície para volume. Da mesma forma, as dobras nos alvéolos o fazem para que uma área superficial tão grande caiba nos pulmões. Este conceito ocorre muito na anatomia. As dobras no intestino permitem que caibam no estômago, mas se desfazem (não tente fazer isso em casa: D) elas podem se esticar muito longe.
Vê como os alvéolos parecem um cacho de uvas? É mais fácil visualizar como o desenrolar dos alvéolos cobrirá uma área de superfície maior?
Por que isso importa?
No nível celular, a difusão transfere oxigênio para as células. Quando você inspira, o oxigênio reveste a superfície dos alvéolos. O oxigênio difunde-se através da área de superfície; portanto, mais área de superfície significa difusão mais eficiente.
Imagine que você tem um canudo pequeno e um canudo grande. Se você tentar sugar sua bebida pelo canudo menor, levará mais tempo para terminar, mas um canudo maior significa que você beberá mais a cada gole. Da mesma forma, mais área de superfície permite que o oxigênio se difunda mais rapidamente.
Resumo
As dobras nos alvéolos, bem como seu pequeno tamanho, maximizam a área de superfície para volume. Por favor, peça esclarecimentos nos comentários se você não entender nada.