Pergunta #b4bf7
Responda:
Teias alimentares siga apenas um caminho de alimentação do animal, enquanto uma cadeia alimentar mostra como vários caminhos se interconectam e afetam um ao outro em um ecossistema.
Explicação:
Uma cadeia alimentar mostra um sistema linear da ordem em que os animais se comem. Por exemplo, pegue esta teia alimentar:
http://k8schoollessons.com/food-chains-food-webs/
Nele, vemos como o gafanhoto come a grama e depois é comido pelo sapo, que é comido pela cobra. A seta representa a transferência de energia ao longo da cadeia. Uma cadeia alimentar é um diagrama simples, excelente para o aprendizado do ecossistema para iniciantes. No entanto, é limitado, pois não é muito preciso.
Por exemplo, um sapo come moscas e gafanhotos, e uma píton adoraria comer um coelho no jantar. Da mesma forma, centenas, senão milhares de insetos comem grama, mas se quiséssemos mostrar a todos, isso levaria centenas de cadeias alimentares, o que levaria muito tempo. Para resolver este problema, a cadeia alimentar foi inventada.
Uma rede alimentar é basicamente um mapa de vários caminhos alimentares e suas conexões entre si, tornando-a uma cadeia alimentar complexa. Por exemplo, veja abaixo:
http://ib.bioninja.com.au/standard-level/topic-4-ecology/42-energy-flow/food-webs.html
Aqui vemos que o camarão, a carpa e a lula comem as algas e as algas, e como o sapo é um consumidor terciário e ainda é comido pela cobra e pelo martim-pescador. Essa representação de um ecossistema é muito mais realista do que uma cadeia alimentar simples, porque mostra aos animais como os animais dependem de várias fontes alimentares e são predados por vários predadores, não apenas um.
Espero que tenha ajudado!