Por que as mulheres são mais propensas a desenvolver UTIs do que os homens?

Responda:

É por causa da diferença anatômica entre as passagens uretrais masculinas e femininas e a localização correspondente de suas aberturas uretrais.

Explicação:

  • O organismo bacteriano mais comum que causa infecção do trato urinário é Escherichia coli, uma bactéria gram-negativa e residente permanente do intestino grosso.
  • Nas mulheres, a segunda infecção mais comum do trato urinário é causada por Staphylococcus saprophyticus, que normalmente está presente na pele do períneo, uma área entre a sínfise púbica e o osso da cauda.

Assim, os organismos infecciosos estão naturalmente presentes no nosso corpo e podem entrar e colonizar o trato urinário, a bexiga e o ureter.

A uretra masculina é mais longa, enquanto a uretra feminina é muito curta. A uretra masculina viaja ao longo do comprimento do pênis e se abre na ponta. Comparado a isso, a abertura uretral feminina está localizada na abertura ventral para anal, na área perineal.

Devido à proximidade do ânus à vulva nas fêmeas, os organismos infecciosos do períneo e do ânus podem entrar facilmente através da uretra no trato urinário. As chances de contrair infecção do trato urinário em mulheres são quase oito vezes maiores em comparação com a ocorrência em homens.

http://www.organsofthebody.com/images/urethra.jpg