Por que o BCl3 é um ácido de Lewis?
Responda:
Tricloreto de boro #"BCl"_3# é capaz de aceitar par (es) de elétrons de espécies ricas em elétrons - por exemplo, amônia - devido à sua natureza deficiente em elétrons.
Explicação:
A teoria ácido-base de Lewis define ácidos como espécies que aceitam pares de elétrons.
O átomo central de boro no tricloreto de boro #"BCl"_3# é deficiente em elétrons, permitindo que a molécula aceite pares adicionais de elétrons e atue como um ácido de Lewis.
Cada átomo de boro forma três ligações simples com átomos de cloro com todos os seus elétrons de valência, de modo que existem #2*3=6# elétrons de valência disponível para o átomo de boro em um #"BCl"_3# molécula.
Como período #2# elemento, o boro exige um total de #8# elétrons em sua valência para atingir um octeto; portanto, átomo de boro em #"BCl"_3# as moléculas são deficientes em elétrons e estariam dispostas a aceitar elétrons adicionais para formar um octeto.
A reação entre o tricloreto de boro #"BCl"_3# e amônia #"NH"_3#- no qual o átomo de nitrogênio central transporta um par solitário de elétrons- é um exemplo em que #"BCl"_3# age como um ácido de Lewis, apesar de não possuir átomos de hidrogênio. [1]
Como visto no diagrama, o #"BCl"_3# molécula aceita um par solitário de elétrons de uma molécula de amônia. Nesta reação, a amônia doa elétrons e é, portanto, uma base de Lewis, enquanto #"BCl"_3# aceita elétrons e atua como um ácido de Lewis.
Referência
[1] "Tricloreto de boro", a Wikipedia em inglês,
https://en.wikipedia.org/wiki/Boron_trichloride