Por que o PtCl4 ^ 2- é plano quadrado?
Uma boa regra geral é que, se você tem quadratura quadrada planar ou tetraédrica, um complexo de baixa rotação geralmente forma quadrada quadrada, e um complexo de alta rotação geralmente forma tetraédrico. A platina não é uma exceção a essa afirmação.
Para ver o porquê, devemos considerar níquel, que está no mesmo grupo, cujos complexos são às vezes tetraédricos e outras vezes planares quadrados.
CONFIGURAÇÃO DE NÍQUEL (II)
#"Ni(II)"#A configuração de elétrons catiônicos é:
#[Ar]cancel(color(red)(4s^0)) 3d^8#
making it a #d^8# metal.
Com quatro ligantes, o complexo pode ser tetraédrico or quadrado plano, embora não seja gangorra (com quatro ligantes de campo fraco idênticos, por que um ângulo axial é #180^@# mas todos os outros sejam apenas #~90^@# or #~120^@#? Faz mais sentido simétrico distribuir a energia de maneira mais uniforme do que isso).
FORÇA DO CAMPO DE LIGAND
Agora, como é #d# orbitais encher (#d_(xy)#, #d_(xz)#, #d_(yz)#, #d_(x^2 - y^2)#e #d_(z^2)#) depende do campo-força de cristal do ligante que se liga a ele. Portanto, devemos considerar o fato de que cloreto é um ligante de campo fraco (mais fraca que a água, que fica no meio de uma típica série espectroquímica) Parte disso é:
#"I"^− < "Br"^− < "S"^(2−) < "SCN"^− < color(blue)("Cl"^−) < "NO"_3^− < "N"^(3−) < #
#. . . < color(blue)("H"_2"O") < . . . < "CN"^− ~~ "C"-="O"#
Isso significa que seus elétrons geram pouca repulsão enquanto o cloreto interage com o níquel e a energia de divisão do campo de ligantes é pequena. Isso permite que complexos planares quadrados se formem, mesmo que esses sejam mais energéticos.
MAIOR DIFERENÇA ENTRE PLATINUM (II) E NÍQUEL (II)
#mathbf("Pt(II)")# tem uma configuração eletrônica semelhante à #mathbf("Ni(II)")#, também atuando como #mathbf(d^8)# metal de transição.
Com platina complexos, há apenas algo que promove planares quadrados mais frequentemente que os complexos de níquel formam um quadrado plano.
Platina tem maior #bb(d)# orbitais do que o níquel, que pode conter amoras densidade de elétrons amoras habilmente, porque a densidade de elétrons pode ser mais espalhada em um #d# orbital.
Portanto, a platina pode suportar uma estrutura de energia mais alta, como a estrutura plana quadrada.
NO FIM DO DIA...
Uma boa regra geral é que, se você tem quadratura quadrada planar ou tetraédrica, um complexo de baixa rotação geralmente forma quadrada quadrada, e um complexo de alta rotação geralmente forma tetraédrico. A platina não é uma exceção a essa afirmação.
D DIVISÃO ORBITAL PARA COMPLEXOS PLANARES QUADRADOS
O #d# orbitais ficam assim:
Devemos reconhecer que, uma vez que os ligantes estão nos eixos:
- O #mathbf(d_(x^2 - y^2))# orbitais experimentam a a maioria repulsões. É o mais alto em energia.
- O #mathbf(d_(xy))# orbitais experimentam a segundo mais. É o segundo mais alto em energia.
- O #mathbf(d_(z^2))# orbitais experimentam a terceiro mais se você considerar que existe um anel de densidade de elétrons no plano xy. É um pouco maior em energia do que o #d_(yz)# e #d_(xz)# orbitais.
- O degenerado #mathbf(d_(xz))# e #mathbf(d_(yz))# estão fora do plano dos ligantes, então eles têm as interações de menor energia com os ligantes.
Assim, o diagrama de divisão de campo de cristal planar quadrado é assim: