Como é viver na Moldávia?
Já não vivo na Moldávia há 10 anos e algumas coisas mudaram.>p> Mas posso falar muito sobre a minha experiência de crescimento lá.>p>Muitos dos meus parentes ainda vivem na Moldávia, por isso ouço como é hoje em dia.>p>Crescer na Moldávia:Não teria trocado esta experiência por nenhuma outra. Na verdade, mudar-me para a América do Norte depois da minha infância na Moldávia foi chocante. Há uma enorme sensação de camaradagem entre as pessoas que você conhece, seja um membro da família distante, um vizinho, ou mesmo o dono da loja local. As pessoas têm um interesse real e genuíno na vida umas das outras.
Os seus vizinhos são geralmente alguns dos seus amigos mais próximos, e os seus filhos são amigos dos seus filhos. Se você for de férias, eles vão cuidar de sua casa, alimentar seus animais de estimação e até regar suas plantas. Eles geralmente até sabem onde você esconde suas chaves sobressalentes.
Não é incomum para um vizinho entrar em sua casa e pedir-lhe emprestado um pouco de sal ou açúcar em vez de ir à loja. Não é porque eles não podem comprar, é mais como a constante necessidade de interação social e fazer parte da vida um do outro.
As crianças raramente ficam em casa o dia todo. Você geralmente tem um instigador que anda de porta em porta e reúne toda a gangue, ou batendo ou gritando o nome delas algumas vezes até elas saírem. Eventualmente você tem um grupo de 10 crianças do lado de fora da sua porta pedindo para você sair para um jogo de futebol, esconder e procurar, ou simplesmente andar de bicicleta pelo bairro.
>p>Food:p>Uma das coisas que eu tomava como certa enquanto vivia lá era a comida fresca. Ao contrário da América do Norte, você não vai ao supermercado e carrega a mercearia com uma semana de antecedência. Você sai e compra a comida fresca antes de fazer o jantar.Ainda é extremamente comum ver agricultores vendendo laticínios, frutas e legumes frescos por todo o lado. Especialmente os lacticínios - são insanamente deliciosos. Uma das coisas que ainda sinto mais falta até hoje é o creme azedo moldavo. Como os laticínios não precisam ser pasteurizados por lei, a diferença no sabor é ENORMOUS.
Depois de me mudar para o Canadá, recusei-me a comer frutas por muito tempo, porque não tinham o mesmo sabor. Se eu quisesse cerejas ou damascos, iria à casa dos meus avós e comia-os frescos das árvores com os meus amigos. Se os avós de outra pessoa têm macieiras, você traz todo o seu bando de amigos lá no dia seguinte, e assim por diante.
Uma das coisas mais notáveis sobre a Moldávia e seu povo é a hospitalidade.
Você simplesmente não deixa o lugar de alguém sem tomar um chá ou algo para comer. Se você acidentalmente entrou em casa de seus amigos jantando, você está jantando para.
Vais visitar alguém?
-Você nunca vai de mãos vazias, seja uma garrafa de vinho, chocolates, ou alguns vegetais frescos do seu jardim.
Money
P>Desde que o país é muito corrupto, é difícil de conseguir fazendo um trabalho honesto. - Todos têm de se despachar para sobreviver. Alguns terão pequenos negócios, outros comprarão coisas diferentes no exterior e as revenderão em casa, e assim por diante. Apesar das pessoas sempre reclamarem da falta de dinheiro, a maioria parece ter o suficiente para se dar bem.
Enquanto eu vivia lá, era muito incomum contrair empréstimos bancários, linhas de crédito, e hipotecas. A maioria das pessoas era proprietária de suas casas, pois ou elas são passadas para baixo de seus pais, ou construídas a partir do zero. Era muito mais comum pedir emprestado a um amigo ou membro da família rico do que o banco.
Por isso, as pessoas não tinham que se preocupar muito com o pagamento de dívidas. Ao invés disso, elas se concentravam em fazer o suficiente para suas despesas mensais.
Atualmente, muito disso mudou com a nova geração, e muitos jovens tentam viver como os ocidentais. Eles compram os telefones mais novos e roupas mais caras com dinheiro que não têm, para impressionar pessoas que não conhecem.
Agora, hoje:
Eu voltei uma vez desde então, e os membros da minha família visitam a Moldávia tão recentemente como neste ano passado. Parece que tudo está apenas a ficar mais caro e as pessoas estão realmente a lutar para sobreviver. Muitas das coisas que foram maravilhosas na Moldávia ao crescerem ou ficaram na mesma ou degeneraram - excepto os preços. O custo de vida subiu significativamente. Os idosos estão especialmente lutando para sobreviver em suas pensões, pois nem remotamente são suficientes para pagar as necessidades básicas.
Muitos deles recebem ajuda de seus filhos que vivem no exterior. Os outros, bem, eu realmente não sei como eles conseguem sobreviver.
Da maneira como as coisas estão indo, a vida na Moldávia logo será intolerável para a pessoa comum. O país tem tendência para aderir à União Europeia há já alguns anos. Isso pode ajudar com a corrupção, mas não tenho a certeza se irá melhorar muito.
Também é possível que a Moldávia volte a fazer parte da Rússia, pois o país viu os seus melhores dias como parte da União Soviética.
Over tudo, crescer na Moldávia foi semelhante ao que eu imagino que foi crescer nos EUA nos anos 60. Hoje, parece que as pessoas estão perdendo o forte senso de unidade e cooperação que um dia tiveram - não por vontade, mas por necessidade econômica. É muito mais difícil sobreviver, por isso todos têm de se defender sozinhos. Espero que isso mude, mas não vejo que seja muito provável.
De qualquer forma, ainda vale a pena visitar só pela comida, pela beleza natural do país e pela hospitalidade do seu povo