Casa > O > O Que Os Judeus Pensam Dos Hindus?

O que os judeus pensam dos hindus?

O que é que os judeus antigos dizem sobre os hindus? (Eu estou em dívida com Jay Collins pelas seguintes referências.)

Judaismo e Universalismo.

"Quando um povo vive em paz, e não tem pessoas briguentas lá dentro, G-d tem compaixão deles, e justiça rigorosa não é invocada contra eles, mesmo que eles adorem ídolos. Isto está em harmonia com o versículo (Oséias 4:17), 'Efraim está servindo ídolos, deixe-o em paz'" (Zohar 2:200b),

Menahem Meiri o sábio da Torá do século 13 disse:- (citando os Tosafistas e Talmud - Sanhedrin 63b, B.T.),

" se a vida de alguém for "guiada pela religião", qualquer religião, a adoração de ídolos é aceitável. Pode-se até adorar outro G-d em "associação" com o G-d de Israel (este é conhecido como o conceito de shittuf),

R. Moisés Mendelssohn (1729-86) disse que, "as nações do mundo" podem adorar outros deuses, até mesmo as "estrelas no céu... ou pessoas... e curvar-se diante deles" porque eles, sendo não-judeus que são B'nei Noé (filhos de Noé - como toda nação é involuntariamente) não são obrigados a "oferecer serviço e oração a D'us sozinho". Tal pessoa pode oferecer "sacrifício, incenso e libações" ao seu Deus. Portanto, não-judeus podem usar qualquer representação de G-d ou intermediário.

Então, por que tal alavancagem? É porque há uma camada ainda mais profunda em tudo isso, algo que se passa no fundo. Por exemplo, tome sua carta ao Príncipe Karl-Wilhelm de Brunswick que, "Já que todos os homens [e mulheres estão]... destinados pelo Criador a alcançar a felicidade eterna, nenhuma religião em particular pode ter uma reivindicação exclusiva da verdade."

Mas, para que ninguém pense que tais visões liberais sejam produto do Iluminismo, considere as palavras do antigo profeta Eliyahu:-

"Eu invoco o céu e a terra [metaforicamente] para dar testemunho de que qualquer um - judeu ou gentio, homem ou mulher, escravo ou serva - se as suas obras são dignas, o Espírito Divino repousa sobre ele" (Tanna Debai Eliyahu 9:1).

Também, "Quando o Santo, bendito seja Ele, se revelou para dar a Torah a Israel, Ele se revelou não só a Israel mas a todas as outras nações" (Sifrei Devarim 343).

>p>Rabbi Nathaniel Ibn Fayumi (século XII) acrescentado a esta linha de pensamento em seu Jardim do Intelecto, Bustan alAql:>p>"G-d permitiu a cada povo algo que Ele proibiu aos outros... G-d envia um profeta a cada povo de acordo com sua língua.... As religiões são como os remédios, cada uma adaptando-se à pessoa a quem são prescritas. As religiões devem ser diferentes para corresponder aos diferentes temperamentos dos homens, mas em substância são todas iguais"

De Ofella

Como é viver na Moldávia? :: Por que é mais difícil sair com pessoas à medida que se envelhece?