Casa > Q > Quais São Algumas Das Melhores Aberturas Pouco Ortodoxas Do Xadrez?

Quais são algumas das melhores aberturas pouco ortodoxas do xadrez?

Esta é a minha experiência pessoal. Eu não estou questionando seu desejo de jogar aberturas pouco ortodoxas, como eu também joguei por muitos anos, mas para compartilhar o que aprendi no processo.

As aberturas pouco ortodoxas são uma escolha interessante e OK, mas não é isso que você quer jogar a longo prazo. Jogue as linhas principais. Comece agora. Jogue-as frequentemente.

Durante muito tempo tentei surpreender os meus adversários com aberturas pouco ortodoxas mas os resultados foram decepcionantes. Jogando em branco isto dá a maior parte da vantagem de ter a primeira jogada. O que você ganha por isso? Não é muito. Contra um jogador com uma classificação semelhante, você acabará com uma posição igual após a abertura. O factor surpresa é bastante pequeno.

Também, eu costumava fazer com que a minha Rainha Defesa dos Peões fizesse um duplo dever, usando-a para a minha abertura branca, por exemplo, a Defesa Indiana do Rei usada como branco torna-se o Ataque Indiano do Rei. Achei que isso poupava tempo de estudo e me permitia jogar em posições com as quais eu estava familiarizado, mas ambas as suposições estavam erradas. Poupei um pouco de tempo desta forma, mas apenas 5% a 10% menos tempo, pois ainda tinha de lidar com todas as respostas possíveis do meu adversário, por exemplo, se jogares o Ataque Índio do Rei, pensando que eles não têm de estudar tanto, mas ainda tens de estar preparado para jogar contra o Índio da Rainha, o Eslavo, o Holandês, as estruturas QGD e outras aberturas erradas, por isso o tempo poupado é muito menor do que antecipas. Além disso, a maioria das posições resultantes como branco no Ataque Índio do Rei são consideravelmente diferentes do que uma Defesa Índio do Rei Negro normal, de modo que muitas das posições acabaram por não ser nada familiares.

Observações semelhantes aplicam-se a todas as aberturas pouco ortodoxas, por exemplo, Londres, Colle, Zukertort, Torre, Nimzo Larsen, Bird. O fator surpresa é pequeno. Os resultados são posições paradas após a abertura. A economia de tempo não vale a pena.

Jogar as linhas principais significa que estou a lutar fortemente pela iniciativa para a primeira dúzia de jogadas. Às vezes terei sucesso e às vezes não, mas pelo menos sempre tenho a oportunidade de terminar com uma posição promissora. Isto só faz muito mais sentido. Sim, vai exigir 5% a 10% mais tempo de estudo do que a opção pouco ortodoxa, mas por um pouco mais de tempo você terá um bom pagamento de melhores posições fora da abertura e mais vitórias.

Como um aparte eu acho que a mesma idéia se aplica ao Anti-Linhas. Se você vai jogar o Siciliano como branco então jogue as linhas abertas com Nf3 e d4 e não uma das linhas que contornam o problema real, por exemplo 2.c3 ou linhas Bb5 ou o Grand Prix ou a variação fechada ou o King's Indian Attack. Seja corajoso, seja ousado, vá onde está a verdadeira acção. Seus jogos serão mais emocionantes e interessantes e seus resultados irão melhorar. Existem razões reais e tangíveis pelas quais algumas aberturas são linhas principais!

Finalmente, todos sabemos que no nível amador qualquer abertura é uma boa abertura. Mesmo nisso eu descobri que jogar nas linhas principais me dá melhores resultados em geral.

O que quer que suas escolhas de abertura joguem para aproveitar o jogo. Jogar as linhas principais é para mim muito mais divertido.

Bom sorte.

De LaSorella

Porquê usar o Kivy? :: Quantas esposas tinha o Adam?