Porque é que o David matou os Engenheiros em Alienígenas: Pacto?
David estava obcecado com a ideia de criar uma nova vida que fosse superior ao que existia actualmente, tal como ele acreditava que o seu próprio criador tinha feito quando o criou. Para isso, ele precisava de acesso irrestrito às ferramentas dos Engenheiros, assim como de um grande estoque de matéria-prima. Matar os engenheiros da forma como ele o forneceu com ambos.
Como de onde veio a obsessão... bem, culpar os pobres pais e design. David foi construído primeiro e acima de tudo para ser uma ferramenta, e nunca se deixou esquecer disso. E, no entanto, Peter Weyland achou por bem dar-lhe uma mente que era, em muitos aspectos, um espelho próprio, com a mesma capacidade sem limites de criatividade e inovação. Ele não incluiu, no entanto, nada que ele pensou que pudesse ser um obstáculo. Como uma capacidade de empatia.
O resultado foi... Desajustado, para dizer o mínimo. David não'não ressentiu exatamente a humanidade por tê-lo criado, como eles não'não lhe deu realmente a capacidade de sentir ressentimento dessa forma. Mas ele se sentiu confinado por eles e suas idéias sobre como o mundo deveria funcionar, o que ele sentiu ser o resultado de falhas inerentes à espécie. Uma vez que Peter Weyland estava morto, não havia mais nenhum tipo de obstáculo que o impedisse de agir para construir algo que refletisse seus valores, ao invés dos deles.