Os engenheiros mecânicos podem trabalhar como engenheiros elétricos?
Absolutamente! A ideia de que os engenheiros estão estritamente ligados ao tipo de engenharia que estudaram na escola é ridícula (talvez excluindo o licenciamento de engenharia profissional). Eu já trabalhei com engenheiros elétricos que podem projetar sistemas mecânicos melhor do que muitos engenheiros mecânicos, e o mesmo é verdade ao contrário. É tudo uma questão de estar disposto a se auto educar e sair da sua zona de conforto.
Eu tenho um bacharelado em engenharia mecânica, no entanto, trabalho numa empresa de fabricação sob contrato com a maioria dos engenheiros elétricos.
Com o conhecimento que adquiri sozinho, algumas aulas que fiz na faculdade, e trabalhando continuamente com engenheiros elétricos, aprendi habilidades como resolução de problemas de eletrônica analógica e digital, software embarcado, e design de PCB.
Do ponto de vista curricular, todos os engenheiros mecânicos são obrigados a tomar circuitos, controles, e mecatrônica de uma forma ou de outra. Os engenheiros mecânicos também são requeridos a tomar matemática semelhante à dos engenheiros elétricos. Se você prestou atenção em todas essas aulas e trabalhou duro para entendê-las então você provavelmente pode cruzar bem com algum trabalho.
Não leia isso e pense que não haverá uma curva de aprendizado enquanto você estiver no trabalho. Haverá definitivamente uma curva de aprendizagem que envolve muita pesquisa e auto-aprendizagem, no entanto, se você é capaz de ensinar a si mesmo você não deve ter nenhum problema.
Nosso conhecimento é limitado por nada mais do que o nosso desejo de aprender.