Tenho um alerta presidencial no meu telefone. O que iria desencadear o alerta? Só o Presidente pode lançar o alerta?
Um alerta do Sistema Integrado de Alerta e Aviso Público (IPAWS) foi distribuído hoje pelo Governo Federal dos Estados Unidos. O sistema funciona com dois sistemas primários de alerta para funcionar. O Sistema de Alerta de Emergência (EAS), que funciona com canais de rádio e redes de televisão para enviar alertas, e o Sistema de Alerta Móvel Comercial (CMAS), que é um serviço opcional em que as operadoras de telefonia participam para enviar aos usuários notificações de emergência sobre o objeto que eles quase têm garantia de ter.
Hoje a ativação do IPAWS foi a partir de um teste nacional realizado a critério da Agência Federal de Gestão de Emergências (FEMA) tanto do CMAS como do EAS. A EAS foi testada nacionalmente duas vezes antes, mas nunca o CMAS.
O poder de enviar mensagens é dado ao governo federal dos EUA, bem como aos vários governos dos estados. Há quatro níveis de alertas, alertas AMBER, alertas severos, alertas extremos e alertas presidenciais. Os três primeiros podem ser alternados em alguns provedores telefônicos, mas não o alerta presidencial. Os alertas AMBER são reservados para crianças sequestradas ou desaparecidas, os severos para coisas como inundações, tempestades, etc., extremos para tornados, erupções vulcânicas, tsunamis, etc. e o presidencial principalmente para crises nacionais. No entanto, não deixe que o alerta presidencial o engane, mais de 5000 oficiais executivos têm o poder de usá-lo. A ordem executiva escrita pelo presidente Bush em 2006 permite que o alerta presidencial seja usado pelo presidente e por qualquer pessoa por ele designada. Assim, a FEMA activou hoje o alerta presidencial. Podem perguntar, porque não usaram uma prioridade menos severa se foi apenas um teste? O alerta presidencial foi usado para que o máximo de eficácia fosse alcançado. Eu e muitos outros desactivamos algumas das outras categorias, por isso, para garantir que todos os telefones dos utilizadores são testados, o alerta presidencial deve ser utilizado.
As activações do IPAWS podem ser irritantes, mas encorajo-o a tolerar o incómodo, pois foi concebido para permitir que as notificações mais críticas cheguem até si quando mais precisar. Veja a ativação havaiana em janeiro de 2018, por exemplo. Embora feito por engano, o incidente do Havaí mostra como o sistema poderia ser usado em uma emergência real deste tipo. Ele certamente acordou todos instantaneamente!
A mensagem que os ocupantes havaianos receberam durante a falsa ameaça de míssil. Nenhuma violação de direitos autorais pretendida. Direitos reservados aos seus respectivos proprietários.
Artigos semelhantes
- Se o super-vulcão sob Yellowstone entrasse em erupção, será que a terra mudaria o suficiente para desencadear a Falha de San Andreas?
- Yellowstone é instável o suficiente para desencadear um super-vulcão?
- Você deve lançar um aplicativo iOS e Android simultaneamente? Ou você deve lançar em apenas uma plataforma primeiro?
- O que devo usar, "eu tenho", "eu tenho", ou "eu tenho"?