O pensamento é um fenómeno físico?
Na minha opinião, não, o pensamento não é inteiramente um fenómeno físico. Os pensamentos também não são todos o mesmo tipo de coisas. Minha resposta leva em conta não apenas a ciência, mas também a religião e uma compreensão filosófica que acomoda ambos.Vem da perspectiva de que a consciência é a realidade fundamental, sendo a realidade física uma criação, mantida firmemente na mente original que pré-existiu a criação do universo.
Nesta filosofia, não somos apenas corpos, mas aspectos de consciência infinita que experimentam a vida no corpo físico, através do processo de encarnação. A nossa existência quotidiana está na intersecção entre a consciência infinita e o cérebro e o corpo. A nossa experiência mental inclui aspectos que surgem do corpo físico e dos sentidos, assim como o discernimento da consciência infinita de onde provimos.
Esta filosofia encaixa melhor em todos os tipos de aspectos da experiência humana, incluindo o que nós'aprendemos com a ciência negligenciada e ignorada, como a parapsicologia.
O pensamento pode ser dividido em várias categorias. Vamos começar com duas: pensamentos verbais, e os próprios conceitos e ideias. Todos nós sabemos que qualquer conceito ou ideia pode ser expressa em várias línguas humanas. Esta é a distinção entre o sinal e o significado.
Pensamentos verbais falados com a voz interior são físicos. Aprender uma língua é treinar o cérebro para criar as palavras e aplicar os padrões gramaticais. A voz interior é realmente uma operação que é quase física, envolvendo muitos dos mesmos hábitos e circuitos do cérebro e do corpo que a fala. Você pode até sentir os músculos da sua boca se moverem um pouco com este tipo de pensamento.
Plato, citando Sócrates, disse que os conceitos não são físicos, mas são do mundo das formas. O triângulo perfeito não existe na realidade física, mas no mundo das formas abstratas. Sócrates estava correto?
Acho que ele estava. Seu argumento era simples, que como o triângulo é perfeitamente concebido na mente, e a matéria física nunca é perfeita, então conceitos abstratos perfeitos não podem ser representados por matéria física. Concordo que os conceitos não são físicos e que traduzimos os conceitos não-físicos em linguagem física para os comunicarmos, seja a nós próprios em auto-atendimento, seja aos outros.
Existem também fenómenos conhecidos, bem documentados, que não podem ser explicados sem presumir que o pensamento conceptual é não-físico.
É um facto que as pessoas experimentam a telepatia. Toda uma série de experiências publicadas na literatura revisada por pares, aos padrões dos céticos ardentes, estabeleceu a realidade da telepatia. [1] O que's mais, aprendemos com aqueles que experimentaram a telepatia que ela pode tomar a forma de pensamento conceitual, não verbal, que depois tem que ser traduzido em pensamento verbal, ou pode ocorrer como ouvir literalmente uma voz. O primeiro caso é o cérebro a receber um pensamento não-físico e a traduzi-lo para o cérebro físico. O segundo caso pode ser outra mente a impingir diretamente em nosso cérebro e acionar nosso sistema interno de pensamento verbal.
>p>Outros tipos de pensamentos como imagens mentais, imaginação, memórias, provavelmente também não são físicos. Os neurocientistas estão aprendendo mais o tempo todo sobre as operações do cérebro, mas não há provas de que a memória e a imaginação são físicas.Revocação prévia da vida é certamente uma coisa. Isto também tem sido amplamente documentado, especialmente pelo Dr. Ian Stevenson e por aqueles que o seguiram. [2] Se a memória pode persistir na próxima vida, deve haver algum tipo de armazenamento de informação não-física.
[1] Radin, Dean. The Conscious Universe.
[2] Dr. Ian Stevenson's Reincarnation Research
Artigos semelhantes
- Qual é o fenômeno por trás do carregamento sem fio das baterias móveis?
- Que histórias bíblicas poderiam ser transformadas em filmes ricos e instigantes ao pensamento?
- Microsoft PowerPoint: Que problema é que a célula de pensamento resolve?
- Quais são os melhores jogos educativos (web ou mobile) que ensinam às crianças lógica e habilidades de pensamento?