Casa > Q > Qual É A Diferença Entre 100 Mbps Em Fibra Ótica E 100 Mbps Em Cabo Coaxial?

Qual é a diferença entre 100 MBPS em fibra ótica e 100 MBPS em cabo coaxial?

Primeiro, você provavelmente não quer dizer 100 MB por segundo, mas 100 Mb/s. Pela convenção habitual, o capital B significa bytes, e o pequeno b refere-se a bits.

Agora, 100 Mb/s em fibra e 100 Mb/s em cabo coaxial são, em teoria, as mesmas taxas de transmissão. Contudo, é provável que você veja uma diferença na prática devido à forma como a largura de banda é realmente entregue.

Se você tem fibra óptica em sua casa, ela é provavelmente instalada recentemente, e é quase certamente uma fibra que vai *somente* entre sua casa e o "nó" a partir do qual um monte de casas são servidas. Então você tem esses 100 Mb/s só para si, e pode muito bem ter essa largura de banda tanto para cima como para baixo (já que 100 Mb/s é realmente uma velocidade muito baixa para a fibra).

Por outro lado, se você conseguir sua conexão à Internet de uma empresa de cabo via cabo coaxial, é provável que eles estejam usando um cabo compartilhado que corre ao redor de sua vizinhança, com uma torneira para cada casa - um cabo que eles instalaram há uma década ou duas atrás. Este cabo é capaz de fornecer muita largura de banda (não tanto quanto fibra de vidro, mas ainda centenas de megabits/segundo, dependendo de quanto da largura de banda do cabo ainda está reservado para a televisão, e quanto é agora dedicado a dados. Mas a largura de banda de dados é compartilhada com todos em sua vizinhança, e quase certamente não é suficiente para fornecer 100 Mb/s para todos continuamente ao mesmo tempo.

Além disso, o usuário doméstico normal da Internet baixa muito mais bytes do que eles carregam, então os projetistas do sistema a cabo provavelmente alocaram muito menos largura de banda "uplink" do que "downlink", talvez um fator de 10 a menos. Portanto, se você quiser fazer upload de uma quantidade substancial de dados, espere que sua velocidade de upload seja baixa, mesmo no meio da noite. (As frequências usadas para o upload precisam ser separadas das frequências usadas para download e TV, porque os amplificadores de cabo devem ser configurados para amplificar as frequências de uplink na direção oposta das frequências de downlink. Portanto, qualquer largura de banda usada para uplink está permanentemente indisponível para downlink).

Se a companhia de cabo executasse cabo coaxial separado de cada casa para seu próprio nó de rede, todos poderiam ter 100 Mbps de largura de banda não compartilhada. Mas isso seria caro de instalar, quase tão caro quanto a fibra individual. A histórica rede de distribuição por cabo foi projetada para entregar o conjunto *mesmo* de canais de cabo a todas as casas através de torneiras de um único cabo, e as empresas de cabo estão tentando reutilizar a maior parte do mesmo equipamento instalado para entregar Internet. Elas conseguem fazer com que funcione em algum nível, tipicamente levando os dados para o nó de sua vizinhança usando fibra, e depois usando o coaxial existente para percorrer os últimos km até sua casa. Mas isto simplesmente não tem a mesma largura de banda total de fibra individual recém-instalada em cada casa.

De Christiansen

Porque se chamam "megabytes" quando não são muito megabytes? :: Como fumar metanfetamina para que não queime