Casa > Q > Qual É O Fato Histórico Mais Obscuro Que Você Conhece?

Qual é o fato histórico mais obscuro que você conhece?

Esta é uma história possivelmente apócrifa, mas ainda é uma das minhas favoritas.

Na Roma Antiga, durante a Primeira Guerra Púnica - ou seja, Roma tinha acabado de conquistar a península italiana por essa altura - houve uma batalha, a Batalha de Drepana.

Como a maioria das pessoas sabe, o mundo antigo era bastante supersticioso, e os romanos não eram excepção. Praticamente todos, antes de fazer qualquer coisa importante, tinham que consultar os sacerdotes e divinizar vários presságios para garantir que todo o empreendimento fosse favorecido pelos deuses. Foi o que você fez. Mas isso também não quer dizer que todos acreditassem nessas superstições, nem que fossem pacientes com elas.

E foi isso que colocou nosso herói, Publius Claudius Pulcher, em apuros.

Pobre Publius era um cônsul, essencialmente um dos "co-presidentes" de Roma, conduzindo as tropas para a batalha, enquanto o seu homólogo mantinha a frente de casa, como era costume - por isso é que havia dois.

Publius e sua frota tinham sitiado e capturado partes da Sicília, incluindo um importante porto em Lilybaeum - agora conhecido como "Marsala" - e sabiam que os cartagineses não estavam muito mais longe na costa, em Drepana. Depois de receber alguns reforços, Publius estava ansioso para aproveitar a vantagem e acabar com a frota cartaginesa de uma vez por todas.

O único problema eram aqueles malditos frangos.

Antes de uma batalha naval, o costume era que os sacerdotes pegassem esses frangos sagrados, espalhassem alguns grãos de ração, e esperassem que eles comessem. Se eles comessem, os deuses favoreceriam Roma, e a batalha poderia começar. Se não comessem, os romanos deveriam esperar.

No caminho para Drepana, as galinhas não comeriam.

Mas Publius não queria esperar. Ele tinha os cartagineses mesmo onde os queria! Foi uma loucura deixar escapar esta oportunidade.

Agora, não tenho a certeza de quantas vezes ele suportou através deste ritual, mas a última é o que importa. Publius, num acesso de impaciência a estas galinhas não muito famintas, chutou-as borda fora para o Mediterrâneo, e anunciou: "Se não comerem, talvez tenham sede".

Famosas últimas palavras, porque Publius, é claro, foi perder a Batalha de Drepana.

E todo o episódio provou aos romanos que não se fode com as galinhas sagradas.

De Chloras Polasek

Como funciona a tecnologia de autocura da LG? :: Sexualidade Masculina: Por que os homens estão interessados nas nádegas das mulheres?