Como manter a configuração do telefone andróide para evitar o hacking
1. Não salve todas as suas senhas
Muitos usuários tendem a salvar suas senhas para serviços online e sites em seu aparelho, nunca pensando uma única vez no que isso significaria para uma pessoa que tenha colocado suas mãos no telefone. Evite ter todas as senhas importantes salvas em seu dispositivo, particularmente quando se trata de aplicações bancárias ou de pagamento.
2. Use o Android In-built Security
Se você estiver rodando no Jelly Bean, você pode ter um bloqueio de tela e criptografia habilitados para aumentar ainda mais a sua segurança. Há muitos tipos de bloqueio de tela disponíveis para você escolher, como senha, pino, padrão e desbloqueio de rosto, disponíveis nas configurações do seu Android. Mesmo ao configurar pinos ou bloqueios de padrão, tente não facilitar para os hackers adivinharem sua senha.
3. Bloqueie seus aplicativos
É necessário bloquear seus aplicativos, especialmente os que possuem informações privadas que você não gostaria que ninguém além de você pudesse ver. Esta é uma segunda camada de segurança para evitar que alguém utilize o seu dispositivo perdido, especialmente se tiver conseguido contornar o seu Android bloqueado.
Você pode usar um aplicativo gratuito como o App Lock para este exato propósito. A ideia aqui não é bloquear todas as aplicações no seu dispositivo, apenas aquelas realmente carregadas de dados, como as suas aplicações de e-mail ou gestores de ficheiros.
Enquanto estiver a fazer isso, evite usar uma combinação de um pino ou um bloqueio de padrão que possa ser rastreável a partir das manchas da sua tela (Sim, é rastreável).
4. A importância das permissões dos aplicativos
Antes de começar a instalar um aplicativo do Google Play, uma lista de permissões solicitadas irá aparecer para mostrar qual a permissão que o aplicativo requer. Os aplicativos requerem permissões para fazer as coisas, mas nem todas são necessárias.
Sempre leia as permissões para ter certeza de que elas fazem sentido e correspondem ao que o aplicativo realmente faz, por exemplo, um aplicativo de alarme não requer uma permissão para acessar suas mensagens de texto. Este é um passo realmente importante porque nem todos os aplicativos na Play Store são seguros.
Apesar de estar nele, torne um hábito ler os comentários bem como a classificação do aplicativo que você vai baixar. Isso ajuda você a entender mais sobre o que o aplicativo realmente faz sem experimentá-lo em primeira mão.
5. Securing Your Network
Uma das coisas mais importantes para proteger o seu Android é proteger a sua rede. Tente evitar usar WiFi público sempre que você quiser fazer algo importante como fazer seu banco online. Enquanto você estiver compartilhando a mesma rede com o público, eles podem facilmente cheirar seus pacotes e traduzi-los em dados reais de suas informações privadas, ou seja, suas senhas.
Você pode proteger suas informações usando aplicativos como o Hideninja VPN para que sua conexão de saída seja sempre criptografada, tornando mais difícil para qualquer um sabotar seus dados. Se você suspeitar que seu dispositivo está sendo atacado, o WiFi Protector pode ajudar a afastar esses atacantes. Para melhorar ainda mais a segurança da sua rede pode aplicar as definições do SecDroid mas note que esta aplicação é apenas para telemóveis enraizados.
6. Use a aplicação de segurança móvel
Facilitará o seu trabalho para ter uma aplicação que trate da maioria dos seus problemas de segurança. Encontre um aplicativo de segurança móvel que você se sinta confortável em usar, por exemplo: Lookout Segurança & Antivírus e avast! Mobile Security. Mesmo com um aplicativo de segurança, você não deve baixar a guarda, pois o malware do Android está ficando cada vez mais forte e desenfreado, o que nos leva à próxima dica.
7. Crie várias contas de usuário para proteger a privacidade
Se você possui um tablet Android e tem que compartilhá-lo com um irmão, um cônjuge ou seus filhos, ter várias contas de usuário vai ajudar cada um de vocês a proteger a sua privacidade. No Jelly Bean para tablet, há uma opção para você criar múltiplas contas de usuário. Você pode criar outra conta geral para qualquer pessoa que queira usar o seu dispositivo. A opção está sob a seção Configurações > Usuários.
8. Prepare um backup dos seus dados
Um backup dos seus preciosos dados é uma necessidade no dia e na idade dos smartphones. Imagine o pior cenário onde o seu dispositivo Android foi roubado ou hackeado. A última coisa que você pode fazer é fazer uma limpeza remota (veja #10). Sem um backup, você perderá todas as suas informações no seu dispositivo.
Even se você pudesse recuperar o seu telefone roubado, as chances são de que hackers que conseguiram acessar o seu dispositivo vai torná-lo inútil. Se você tiver um backup, no entanto, você ainda pode restaurar o seu dispositivo Android de volta ao seu estado original. Você pode escolher fazer o backup de informações importantes para a Nuvem, seu desktop ou mesmo para uma unidade flash, para o seguro.
9. Rastreie seu dispositivo perdido
Então você já tem um backup, mas você realmente quer ter seu dispositivo perdido de volta. Bem, como a indústria de smartphones quer, o seu telefone foi construído para ser rastreável, via GPS. O problema é que você tem que habilitar o GPS no seu telefone para que ele possa ser rastreado. Não se preocupe porque, existem muitos aplicativos de rastreamento de dispositivos para Android que podem ajudá-lo a localizar seu dispositivo perdido ou roubado, alguns podem até ligar o GPS no seu telefone remotamente.
10. Habilite a Limpeza Remota
Então você está no ponto em que você tem tudo instalado e pronto para ir. Mas, você ainda precisa de um último recurso - a capacidade de limpar o seu dispositivo remotamente. Isto é necessário, especialmente quando você tem certeza de que seu Android está perdido (para sempre). Não há choro sobre leite derramado agora - só podemos evitar que o transformem em queijo.
Eu recomendo o 3CX Mobile Device Manager porque ele é gratuito e fácil de usar. Você pode se inscrever para a conta aqui e esperar que o dia em que você precisar usar o recurso de limpeza remota nunca venha.
Artigos semelhantes
- O que é melhor para jogos, uma configuração de som surround ou uma configuração de alto-falantes de referência?
- Como podemos desenvolver a aplicação do andróide no próprio telefone andróide?
- O hacking por telefone remoto e os hackers que afirmam que o podem fazer por $500-$600 a sério?
- Eu tenho um andróide. Se eu tiver um Kindle Paperwhite. É o mesmo que o Kindle para o Andróide?