Qual empresa tem o melhor ecossistema, Google, Apple ou Microsoft?
Microsoft tem de longe o melhor ecossistema, no sentido em que cobre a mais ampla gama de aplicações, desde consoles de jogos domésticos e HoloLens até fazendas de servidores em nuvem. Você pode não gostar de cada pedaço dele, mas não há quase nada que você não possa fazer com ele.
O ecossistema da Apple é muito pequeno em comparação, e a maior parte dele poderia ser substituído por parte do ecossistema da Microsoft.
O ecossistema do Google é maior, mas provavelmente cada parte dele poderia ser substituída por parte do ecossistema da Microsoft.
Baseado numa das minhas respostas anteriores, é assim que os três ecossistemas funcionam....
Apple faz a maior parte do seu dinheiro com a venda de dispositivos que funcionam no limite - iPhones, iPads, Macs etc - e não se concentra na nuvem, excepto como um capacitador. Tudo o que ele faz é projetado para vender mais dispositivos.
Google ganha a maior parte do seu dinheiro com a venda de publicidade ao lado dos serviços da nuvem - pesquisa, Gmail, Google Apps etc - e ele quer todos os seus dados na nuvem. Os dispositivos no limite são apenas facilitadores.
A estratégia da Microsoft é "nuvem inteligente, limite inteligente". Ela quer dispositivos inteligentes - incluindo Macs, iPhones, telefones Android, etc - conectados aos seus serviços inteligentes e à nuvem Azure. No entanto, se você quiser fazer tudo em casa, com seus próprios PCs e servidores, ou construir sua própria nuvem com o Azure Stack, a Microsoft também suporta isso.
Para resumir, o ecossistema da Apple é largamente centrado em dispositivos Apple, enquanto o ecossistema do Google é largamente centrado em nuvens. O ecossistema da Microsoft visa cobrir tanto dispositivos como nuvens, incluindo sistemas operacionais e dispositivos que não são da Microsoft.
Quando se trata de efeitos práticos, a Apple não suporta realmente nada que não seja da Apple, além de uma oferta antiga do iTunes para Windows. (Os usuários do Windows da Apple não pagaram para comprar iPods.) O Google não suporta realmente nada que não seja o Google.
Microsoft, ao contrário, suporta o ecossistema da Apple com aplicativos Office, Office 365 e iOS. A Microsoft suporta o Google Chrome e o Safari da Apple para uso on-line. Também suporta Linux dentro do Windows 10, e suporta Linux no Azure. Ele suporta Linux e programação Apple no Visual Studio, incluindo Mono para criar aplicativos iOS.
O ponto fraco no ecossistema da Microsoft é a falta de uma plataforma de smartphone, mas transformou isso em um ponto forte. Existem dezenas de aplicativos Microsoft tanto para Android quanto para iOS. Com o Microsoft Launcher, um telefone Android torna-se basicamente um telefone Windows.
Se você se limitasse ao ecossistema da Apple, você teria que desistir da maioria dos dispositivos do mundo e de todos os softwares e serviços empresariais de maior sucesso.
Se você se limitasse ao ecossistema do Google, você teria que desistir de quase todo o software local, incluindo o Microsoft Office, Windows Server e os principais programas como Exchange, SQL Server, Sharepoint e assim por diante. Também teria de desistir do Adobe CS e de inúmeros aplicativos do Windows.
Se você usar o ecossistema da Microsoft, não terá realmente de desistir de nada, exceto talvez da plataforma Cloud do Google e do AWS. Além disso, não existe uma versão do Office para desktops Linux, em parte porque não é uma proposta comercial, mas a versão online funciona bem.
O objectivo do ecossistema da Microsoft é que é inclusivo, não exclusivo. Ele suporta Macs e dispositivos iOS, e dispositivos Android, e tudo o que está online. Adobe CS e Firefox e milhões de programas Windows de terceiros fazem todos parte do ecossistema da Microsoft. Assim, agora, são LinkedIn e GitHub.
É interessante que tanto a Apple como o Google ganhem a maior parte do seu dinheiro vendendo coisas diretamente aos consumidores e/ou anunciantes. Historicamente, a Microsoft tem feito a maior parte do seu dinheiro através de vendas indiretas, através de parcerias.
A maioria das pessoas não compra o Windows da Microsoft, elas compram-no de um fabricante de PCs. A maioria das pessoas não comprava o Office da Microsoft, compravam-no a um retalhista. A maioria das pessoas não comprou o Exchange email da Microsoft, compraram-no a um parceiro ou fornecedor de serviços. Durante décadas, a Microsoft só ganhou dinheiro quando outra pessoa ganhou dinheiro, e isso coloriu toda a sua abordagem ecossistémica.
Hoje, isso está a mudar com as vendas directas da Offce 365 e Azure, e com o lançamento da linha Surface, onde a Microsoft está a competir contra os seus próprios clientes. Mas, até agora, o amplo ecossistema em si não mudou. De fato, sob Nadella, está ficando mais amplo, não mais estreito.
O objetivo final é que a Microsoft ainda tenha o melhor ecossistema, mesmo que 1,5 bilhões de pessoas parem de usar o Windows (o que eles não vão fazer). Nem a Apple nem o Google poderiam sobreviver a uma mudança sísmica semelhante.
Artigos semelhantes
- Porque é que a Samsung e o Google não têm um ecossistema de aparelhos diversificado como a Apple?
- Qual é a sua opinião sobre alguém que compra no ecossistema da Apple?
- Quando é que uma empresa em fase de arranque deixa de ser uma empresa em fase de arranque e passa a ser uma empresa normal?
- Por que é que uma vez que você entra no ecossistema Apple, você nunca quer sair dele?