O GPS móvel funciona a bordo de aviões?
Já usei com sucesso um par de receptores GPS Garmin em voos comerciais. (Estes são receptores autónomos, por isso não esperam qualquer assistência de uma rede celular quando adquirem satélites). O rastreamento inicial levou muito tempo, vários minutos pelo menos, e às vezes o GPS nunca descobriu onde estava. Existem algumas razões prováveis para isto:- No momento, o uso de dispositivos eletrônicos era permitido somente durante o cruzeiro. Assim, o receptor GPS foi desligado no chão e durante a subida. Quando é ligado, ele tem que adivinhar quanto Doppler deve permitir para os sinais de satélite GPS, já que a compensação Doppler precisa ser aproximadamente correta para receber qualquer sinal. O receptor vai começar a partir do princípio que está parado (um bom palpite a maior parte do tempo) e depois tentar sucessivamente palpites de velocidade mais alta. Provavelmente leva algum tempo para entrar na faixa dos 500 km/hr, particularmente para um GPS não vendido para uso aeronáutico.
- O GPS só pode ver através da parte clara da janela. O conjunto de satélites que são visíveis de uma janela é limitado, e terá sempre uma geometria relativamente pobre. Assim o GPS pode não ser capaz de obter uma correção mesmo que possa receber alguns satélites.
Mais modernos receptores GPS são mais sensíveis, e têm muito mais correlatores, então é provável que eles adquiram o sinal mais rapidamente do que estes (final dos anos 90, início dos anos 2000) modelos. No entanto a má geometria ainda é um problema para os receptores modernos.
A unidade que funcionava melhor era um Garmin eMap. Ele tem um conector de antena externa, e eu coloquei uma pequena antena externa na base da janela olhando para fora, onde ele teria a melhor chance de ver os satélites. O próprio receptor GPS podia sentar-se na minha bandeja. E o eMap tem um mapa de base de baixa resolução de toda a América do Norte (pelo menos) para que eu pudesse ver aproximadamente o que eu estava sobrevoando.
O outro receptor que tentei (não sei mais qual modelo) não tinha dados cartográficos, então o GPS podia me dizer quão alto estávamos, e nossa velocidade no solo, e quão longe do destino, e acumular um track log para eu plotar em um mapa mais tarde, mas eu não podia dizer o que o avião estava sobrevoando no momento, a menos que eu também tivesse um mapa de papel da rota, e olhei a posição do GPS no mapa de papel.
Artigos semelhantes
- Porque é que as equipas de futebol voam em aviões maiores para os seus jogos fora de casa em vez de voarem em aviões de serviço aéreo regulares?
- Os aviões a hélice são mais eficientes do que os aviões a jacto?
- Um 'unstart' era mais perigoso em aviões muito rápidos como um SR71 em comparação com aviões a jacto mais 'sedate'?
- Os aviões dos EUA fazem zumbir navios ou aviões russos?