Por que as repúblicas russas não desenvolveram o nacionalismo no início do século 20, como aconteceu com os otomanos?
Eles desenvolveram. É que Lenine foi suficientemente inteligente para reconhecer que o nacionalismo poderia ser uma mais-valia e uma ameaça.A URSS nasceu no rescaldo da Guerra Civil russa, que colocou os bolcheviques não só contra os brancos, mas também contra vários movimentos nacionalistas. Eles venceram alguns deles (como os Ucranianos), mas outros foram vitoriosos (daí a razão pela qual temos os Estados Bálticos). Lênin sabia que os nacionalistas derrotados continuariam a ser um problema - mas depois encontrou uma solução.
A URSS: uma União de Repúblicas. Não uma nacionalidade (russos) oprimindo as outras, mas uma aliança de nacionalidades, cada uma com a sua própria liderança, trabalhando em conjunto pelo objectivo comum do bolchevique.
Isto não só aliviou os sentimentos nacionalistas nas outras repúblicas, como também forjou um laço entre esses nacionalismos e o comunismo. O comunismo foi o libertador, libertando os trabalhadores oprimidos e concedendo-lhes o reconhecimento nacional na nova ordem mundial.
A Rússia era, naturalmente, a república dominante. Mas o plano de Lenine funcionou, na sua maioria. Estaline lidou com o resto.