Como é que um odómetro mede a distância?
A ideia básica do odómetro é dizer até onde o carro tem ido, desde que era novo, e onde há um velocímetro, até onde tem ido desde que o contador foi reiniciado por último.
Os carros modernos com odómetros electrónicos têm a entrada dos sensores nas rodas. Esses sensores também fornecem informações para outras partes da eletrônica, como detectar condições em que algumas das rodas não estão se movendo da mesma forma que as outras, quando o carro está deslizando em uma superfície escorregadia ou a frenagem dura travou uma ou mais rodas. Os impulsos dos sensores das rodas são contados, e a contagem é escalonada para corresponder a quilómetros ou quilómetros.
Em carros mais antigos, existe uma ligação mecânica, normalmente a partir da transmissão num ponto de recolha na caixa de velocidades, embora também possa ser uma das rodas (o Carocha VW tem isso). Existe um eixo rotativo num cabo, que vai até ao instrumento no painel de instrumentos, onde o movimento é escalonado para corresponder ao movimento uma vez por quilómetro ou uma vez por quilómetro do próprio mecanismo de contagem.
Em todos os casos, o movimento das rodas é traduzido para a distância total percorrida em milhas ou quilómetros.
Artigos semelhantes
- O que mede um odômetro em um carro, distância ou deslocamento?
- Que peças precisam ser substituídas para um mecânico repor legalmente um odómetro a zero? A que está ligada a leitura do odómetro?
- Como encontrar a distância de um objecto com ampliação e distância focal
- A que distância devo ver a minha espingarda para a defesa em casa? Também a que distância para caçar com caracóis?