O espectro de 800 MHz é realmente muito melhor do que o espectro de 2300 MHz?
Sim, it's espalhando muito melhor.
- Em áreas rurais o espectro de frequência mais baixo é altamente desejado, porque uma única torre de células pode cobrir uma área muito maior. A quantidade de assinantes a cobrir e a quantidade de obstáculos de interferência (edifícios, etc) também é menor.
- Para áreas urbanas de alta densidade 800Mhz é normalmente menos desejável, especialmente para 4G/LTE, porque a baixa freqüência e o alto alcance do it's está criando um desafio para manter uma certa QoS especialmente para dados (ou seja, porque muitos usuários estariam ao alcance de uma única torre, e com taxas de dados móveis que excedem 150mbit já a conexão física da torre em si está se tornando o gargalo de estrangulamento). Assim, a maioria das operadoras móveis prefere reutilizar as torres de telefonia celular existentes e atualizá-las com maior largura de banda e novas antenas.
I don'não tem uma boa regra de custo-benefício na implantação de uma rede em 800MHz vs. De acordo com algumas conversas que tive com pessoas responsáveis pela implantação de redes na Europa nos últimos anos, o custo total de implantação de uma rede em 1800MHz é quase metade do custo de implantação da mesma rede em 2600MHz.
É por isso que os reguladores de telecomunicações na Europa estão a gerir cuidadosamente o espectro da banda que cada operador de rede tem.
Artigos semelhantes
- O que é melhor: 20 ou 40 Mhz para routers WiFi?
- Qual é a melhor maneira de enraizar o meu Samsung Galaxy Tab S 10.5 (T-800 marshmallow 6.01) para oreo 8.0?
- Qual é o melhor processador, MediaTek Dimensity 800 ou Snapdragon 730G?
- Qual é o melhor tablet disponível, sendo os principais concorrentes: o Samsung Galaxy Note 800, o Galaxy Tab 10.1, e o novo iPad?