A Sprint comprou a Nextel uma das piores aquisições de sempre a $35b?
Foi um péssimo negócio, não tão mau como o AOL e a Time Warner para destruição de capital, mas definitivamente um excelente exemplo de fusões e aquisições que deram errado. Com isso dito, eu acho que é melhor olhar para os problemas da Sprint&apos durante a maior parte da última década como uma série de erros, em vez de uma catástrofe causada pela Nextel.Bad Networks - iDEN, WiMAX
Wrong Marquee Phone - Palm Pre
Desligado desde o início -
Em 2005, quando a fusão foi aceita, tanto a Sprint quanto a Nextel tinham limites de mercado em torno de $30B. Como tal, foi visto como uma "fusão de iguais". Dê uma olhada nestes logos:
>br>que logo após a fusão, tornou-se isto:
>>/p>
Como cliente era confuso, mas era também um sinal da dissonância dentro da organização. Ambas as empresas mantiveram suas respectivas sedes com Sprint em Overland Park, KS e Nextel em Reston, VA. Sendo o segundo violino óbvio, a Nextel executa em massa. No início de 2008, $30B do acordo tinham sido escritos pela Sprint. A sua capitalização de mercado tinha desfrutado de alguns anos ao sol chegando a $76B em Março de 2006 (1).
Não houve sobreposição para as redes iDEN e CDMA, e escusado será dizer que o iDEN nunca foi um produto amigável para o consumidor. Aqui's uma foto de um dos poucos aparelhos dual mode que tiraram partido do espectro adicionado:
>br>Não exactamente a bela da bola. Finalmente, Sprint chegou atrasado à festa com um número de aparelhos, e apoiou os cavalos errados:
>p>RAZR - ATT Q3 2004, SPRINT Q3 2006iPhone - ATT Q2 2007, SPRINT Q3 2011
Android - VZW Droid Q3 2009, SPRINT HTC Evo Q2 2010
Because of course, who needs iPhones or flagship Android devices when you could pick up a Palm Pre...
">p>>br>Dar-lhes-ei uma tonelada de crédito para o EVO 4G 2010, que foi um excelente aparelho e que foi vendido como tal. Eu tenho um pouco de preconceito, já que eu era dono de cada carro-chefe da HTC que foi lançado de 2002 a 2011, mais um passo em falso da Sprint quebrou essa corrente. Esse carro-chefe de 2011 era o EVO 3D, o telefone I&apos mais buggiest, que já possuía e que era o mais volumoso da sua classe. Eles rapidamente descobriram que ninguém se importa com 3D, especialmente em uma tela de 4.3".
Embora o EVO 4G fosse bom, levou a outra má aposta pela qual eles'pagaram caro, WiMax. Note que a ATT não tinha't tinha LTE, e a TMO está no HSPA+ (2).
>br>Sprint's WiMax, era't mais rápido que o T-Mobile's "falso" 4G, você pode't usá-lo em um carro ou trem, e isso matou sua bateria. Na época, também estava sendo gradualmente eliminado das redes de adoção precoce na Coréia do Sul (SK Telecom) e na Rússia (Yota) em favor da LTE. A vantagem de terem sido os primeiros a mudar de carro não compensava a experiência patética.
Looking Forward: Spectrum, Softbank -
Em 2012 o Sprint subiu como uma fênix espancada. O seu limite de mercado no início do ano era de $7B. Pelo que vale, a maioria das avaliações do seu espectro (excluindo Clearwire) flutua em torno de $9B (3). Somente o espectro Nextel chega a cerca de $3.5B e mais importante, it's na faixa de 800mhz.
Desde que a Sprint construiu uma rede PCS desde o início, o seu espectro está HEAVILY inclinado para as bandas mais altas de 1900/2500mhz. Como resultado, qualquer usuário Sprint que já tenha estado em um estacionamento pode atestar o fato de que ele pula para a Verizon todas as vezes desde que tem um enorme acervo de espectro baixo. Quando o Sprint começar a se livrar do iDEN que ninguém está usando, e converter esses 800mhz para CDMA e LTE, cada usuário do Sprint estará muito melhor.
O cavaleiro branco é Softbank que concordou em pagar $20B por uma participação de 70% no Sprint, e eu não't acho que este é outro passo em falso:
>br> Se a nova empresa conseguir navegar eficazmente na transição de WiMAX para LTE enquanto faz uso do muito mal alinhado espectro Clearwire, o Sprint está num local maravilhoso para crescer. Eles'têm continuado a fechar muitas das suas tradicionais brechas de desconto, o que certamente está a contribuir para o churn (se tu'estou a pensar porque é que os tive todos os anos maus em que paguei $85/mês por 4 linhas, com textos/dados e actualizações anuais), mas espero que aumente as receitas a longo prazo.
Ultimamente, it'é uma questão de tomar as decisões correctas. Sprint já parecia estar no caminho certo, e Softbank fez o seu nome por ser disruptivo. Eles foram os primeiros portadores no Japão a carregar o iPhone, que foi visto pela maioria dos observadores como um dispositivo que sofreria o mesmo destino que a Xbox. Em vez disso, ele passou a dominar também esse mercado. Eu, por exemplo, espero que eles possam perturbar o duopólio dos sinos.
>p>1 - Sprint Nextel Corporation Market Cap (S)2 - Verizon's 4G Network Leaves Other Carriers in the Dust | Gadget Lab | Wired.com
3 - How Much Is Sprint's Spectrum Worth?
Artigos semelhantes
- Agora que a T-Mobile é dona da Sprint, eles irão converter o sistema Sprint para GSM ou operar tanto o GSM como o CDMA para sempre?
- Quantas das aquisições do Google falharam?
- Quem comprou quem saiu a sprint ou t-mobile?
- Se um telefone vem com uma bandeira de obrigação financeira da Sprint, esse telefone pode ser ativado em uma conta Sprint diferente?