O que acontecerá se os EUA aderirem à UE?
Source: Caucasus Business Week
Na sequência da sua candidatura, os EUA teriam de começar por se livrar da pena de morte e teriam de introduzir e cumprir a lei da UE. A lei da UE inclui coisas como cuidados de saúde, regulamentação comercial, impostos, direitos dos cidadãos (políticos e sociais, incluindo coisas como cuidados de saúde), protecções de voto, direitos de cidadãos não comunitários, leis ambientais. Os EUA também teriam de seguir o tribunal da UE, que agora estaria um nível acima do supremo tribunal e contribuiria para o orçamento da UE.
>p>Ver: Condições de adesão - Política Europeia de Vizinhança e Negociações do Alargamento - Comissão EuropeiaA UE politicamente:
>>img src="https://qph.fs.quoracdn.net/main-qimg-8f6a2fe8d4ecfe62a51dd8e79cf6f39e">>p>Fonte: 'Como funciona a UE' pela BBC newsOs EUA teriam um papel muito semelhante (excepto mais forte) ao da Alemanha nos dias de hoje's UE: poder pela influência e não necessariamente pelo poder bruto nas instituições.
Os EUA teriam o maior número de lugares no parlamento da UE com 96 dos 751, o número máximo.[1]
Os EUA receberiam um lugar no Conselho da União Europeia e no Conselho Europeu. Onde as decisões são tomadas por consenso ou ponderadas de forma a que um país com uma população maior tenha mais votos no Conselho do que um país com uma população menor (embora o número de votos em relação à população seja desproporcionalmente ponderado a favor dos estados membros menores).
Os EUA teriam um membro da Comissão Europeia (de acordo com o seu presidente), o Tribunal de Justiça Europeu (de acordo com outros membros) e o Tribunal de Contas Europeu. Aos seis maiores estados é também concedido um Advogado Geral no Tribunal de Justiça (um privilégio que os EUA certamente também receberiam).
Impacto global:
Source: Acordo de Associação da União Européia - Wikipedia
Este behemoth mudaria completamente a política global, em todos os continentes, mais obviamente em relação ao comércio, mas também em outros assuntos como a defesa[2]
América do Norte veria as mudanças mais imediatas, pois a adesão anularia todos os acordos de livre comércio dos EUA, incluindo o Nafta, resultando em uma mudança maciça nas relações comerciais. Pois embora a UE tenha um acordo comercial com o México (20 anos), ele não é tão abrangente quanto o Nafta, o que significa que a discussão em andamento sobre um acordo de livre comércio atualizado entre a UE e o México será acelerada.[4]O Canadá também terá que se adaptar de alguma forma à mudança e, embora o acordo de livre comércio entre a UE e o Canadá (CETA) ajude, não é bem o mesmo.
A Rússia seria provavelmente vista como um inimigo mais sério e uma ameaça para os EUA, pois eles têm mais interesses investidos no assunto. Outra mudança é que a UE e Israel provavelmente, seguindo as sugestões dos EUA, iniciariam negociações de acordos de livre comércio.
Migração:
Vemos um maior movimento entre os continentes como resultado da liberdade de movimento, tanto dos EUA como vice-versa. Especificamente, veríamos um grande afluxo para os EUA a partir da Europa de Leste, pois eles procuram novas oportunidades e já sabem inglês (pense na situação do Reino Unido, mas maior em números absolutos).
Currency:
Se os EUA se juntassem à zona euro, veríamos uma moeda global que dominava grande parte da moeda de reserva mundial e seria vista como a moeda de entrada em todo o mundo. O novo bloco recém-descoberto teria novos poderes para se salvar e exigir mudanças na economia. Se os EUA aderissem à UE provavelmente comportar-se-iam de forma semelhante à que a Grã-Bretanha tem feito ao longo dos anos e empurrariam para uma zona de comércio em vez de uma união política.
Este cenário é, naturalmente, completamente ridículo e irrealista.
Cheers! Desejem aos EUA nada mais que o melhor.
>p>Péotnotes[1] Quantos eurodeputados cada país receberá após as eleições para o Parlamento Europeu em 2014? | Notícias | Parlamento Europeu[2] Europeiska unionen - Wikipedia[3] Europeiska unionen - Wikipedia[4] Comissário de Comércio da UE no México: "Acordo de comércio possível até o final do ano"Artigos semelhantes
- O que acontecerá às aplicações flash assim que o Adobe e o Google Chrome deixarem de suportar em 2020?
- O que acontecerá à Sprint MVNOs agora que a fusão se concretizou?
- Com todos os serviços de streaming de vídeo atuais e futuros, em que ponto o mercado ficará saturado e o que acontecerá então?
- O que você acha que acontecerá com o futuro clone do aplicativo 'Clubhouse' da Instagram?