O que é a datação geológica?
A datação geológica é uma forma de estimar a idade das partes de uma formação geológica pelo tempo conhecido que leva para formar tais formações e sua posição dentro de um estrato de rochas. Esta técnica é anterior à datação radioativa por cerca de 70 anos.Em meados do século XIX, ainda havia argumentos sobre a idade da terra. Esses não seriam resolvidos até a década de 1950. As pessoas ainda pensavam que a Terra tinha apenas alguns milhares de anos.
Até que Charles Lyell apareceu. Ele estudou o Mt. Etna na Sicília e notou que mesmo de ano para ano você podia ver parte da montanha crescendo da atividade vulcânica. Este crescimento formaria cones na superfície da montanha. Contudo, à medida que as forças vulcânicas se deslocavam de um lugar para outro, os cones velhos começavam a corroer e você podia ver dezenas de cones velhos em vários estados de decadência.
Verificou-se que ao longo dos anos ele podia medir a quantidade de cones novos que cresciam e a quantidade de cones velhos que encolhiam e descobriu que este processo era bastante regular. Ele teorizou que ao invés de aparecer como uma montanha maciça de uma só vez, os vulcões cresciam com o tempo à medida que a lava e as cinzas saíam deles.
Você pode ver seu processo de pensamento neste exercício
https://www.geography.org.uk/download/ga_conf15_pgsigactivity1.2.pdf
Em qualquer caso, ele descobriu que o Etna tinha que ter milhões de anos de idade para ser tão grande a esse ritmo de crescimento. Além disso, o Etna sentou-se em cima de rochas semelhantes àquelas encontradas em outros lugares da costa perto do Etna, o que significava que as rochas tinham que ser mais velhas ainda.
Como os geólogos estudaram mais a fundo, eles descobriram que os estratos rochosos em uma parte do mundo eram frequentemente idênticos aos estratos em outra parte do mundo. Uma simples é que a rocha de ambos os lados do Canal da Mancha é idêntica. Mais surpreendentemente, as rochas da costa da África Ocidental são idênticas às da costa do leste da América do Sul (o que mais tarde sugeriria a um geólogo do século XX a teoria da Continental Drift). Os mesmos fósseis também apareceram na mesma camada de rocha.
Como tal, se você soubesse a posição de uma camada de fósseis, você poderia datar aproximadamente a rocha abaixo e acima dela.