Quais são os outros métodos que os arqueólogos utilizam, exceto a datação por carbono?
A datação por termoluminescência pode ser usada em objetos de cerâmica para descobrir quando eles foram queimados.
Um novo método chamado voltammetry of microparticles é útil para datar objetos de cobre ou bronze.
Wikipedia's article 's dating methodologies in archeology' has a long list of methods:
"Absolute methods
Absolute dating methods rely on using some physical property of an object or sample to calculate its age. Exemplos disso são:
<
- Radiocarbon dating - para datar materiais orgânicos (máximo 50.000 a 60.000 anos de idade)li>Dendrocronologia - para datar árvores, e objetos feitos de madeira, mas também muito importante para a calibração de datas de radiocarbono>li> datação por termoluminescência - para datação de material inorgânico, incluindo cerâmica>li> datação óptica ou óptica para aplicações arqueológicas>li> datação por potássio-argão - para datar restos de hominídeos fossilizados>li>Argon-argon dating - para datar restos de hominídeos fossilizados>li>Arquaeomagnetic dating - Corações de fogo revestidos de argila assumem um momento magnético apontando para o Pólo Norte cada vez que são disparados e depois frios. A posição do Pólo Norte pela última vez que a lareira de fogo foi usada pode ser determinada e comparada com os gráficos de locais e datas conhecidos.>Lead Corrosion Dating.2]>li> datação por aminoácidos[3][4][5][6]>li> datação por hidratação obsidiana - um método geoquímico de determinação da idade em termos absolutos ou relativos de um artefato feito de obsidiana>li> datação por re-hidroxilação - para datação de materiais cerâmicos[7]
Métodos relacionais ou indiretos tendem a utilizar associações construídas a partir do corpo arqueológico do conhecimento. Um exemplo é a seriação, que pode usar o estilo conhecido de artefatos como ferramentas de pedra ou cerâmica. Em última análise, a datação relativa baseia-se na ligação em datação absoluta com referência ao presente. Um exemplo disso é a dendrocronologia, que usa um processo de amarrar cronologias flutuantes de anéis de árvores através da referência cruzada de um corpo de trabalho.
Na prática, várias técnicas diferentes de datação devem ser aplicadas em algumas circunstâncias, assim, a datação de evidências para grande parte de uma sequência arqueológica registrada durante a escavação requer a combinação de informações de etapas absolutas conhecidas ou algumas associadas, com um estudo cuidadoso das relações estratigráficas.
Etigrafia - análise de inscrições, através da identificação de grafemas, clarificando seus significados, classificando seus usos de acordo com datas e contextos culturais, e tirando conclusões sobre a escrita e os escritores>li>Palaeografia - o estudo da escrita antiga, incluindo a prática da decifração, leitura e datação de manuscritos históricos>li>Numismática - muitas moedas têm a data da sua produção escrita nelas ou o seu uso é especificado no registro histórico>p>Age-marcadores estratigráficos equivalentes[edit]
Paleomagnetismo: a polaridade da Terra muda a um ritmo conhecido. Esta polaridade é armazenada nas rochas; através dela a rocha pode ser datada.
Teprocronologia: as cinzas vulcânicas têm a sua própria assinatura para cada erupção. Em uma seqüência sedimentar o material associado dentro da camada de cinzas pode ser datado, dando uma data para a erupção. Se esta cinza for encontrada em qualquer outra parte do mundo, uma data já será conhecida (tendo em conta o tempo de transporte).
Cronoestratigrafia isotópica do oxigénio: esta baseia-se nos estádios climáticos apresentados na SPECMAP relativos aos diferentes estádios frios e quentes experimentados em tempo profundo; por exemplo, o ponto 5.5 da cronologia da SPECMAP descreve o pico do último interglacial de 125.000 anos atrás."