O que são eventos geológicos?
O tempo geológico é uma coisa vasta e quase incompreensível para a maioria das pessoas compreenderem. Nós vivemos em média 80 anos. Nós medimos civilizações em 1000's de anos. A história humana registrada data de talvez 10.000 anos.O tempo geológico é medido em centenas de milhões de anos, que remontam a quase 4 bilhões de anos.
A idade do gelo em que vivemos atualmente começou há 2,5 milhões de anos. Alguns dizem que terminou há 14.000 anos, mas esse limite foi estabelecido por um evento geológico arbitrário.
Então, se você tomar esse período de tempo espantoso, como você determina como quebrá-lo em intervalos manejáveis? Quero dizer, se os continentes têm se movido, animais evoluindo e morrendo, e extinções em massa confundindo as coisas, sem mencionar milhares de anos ou erupções vulcânicas e montanhas se erguendo, e erodindo para baixo. Tudo isto se torna bastante complexo. Um super quebra-cabeça.
As pessoas têm trabalhado para tentar separar as peças desse quebra-cabeça desde o início de 1740's quando um cara chamado Hutton, um cientista cavalheiro, começou a intrigar sobre como as rochas que ele viu ao longo da costa foram dobradas e contorcidas. Outros se perguntavam por que as conchas foram encontradas no alto dos Alpes. Por que algumas camas de carvão estavam paradas enquanto outras estavam deitadas no chão. Eles propuseram leis para ajudar a entender o que estavam vendo. Logo alguma ordem como sendo feita do caos. Eles começaram a reconhecer padrões e começaram a dar nomes a agrupamentos de rochas, e esses agrupamentos foram identificados pelos fósseis que continham, não apenas na Europa, mas em outros lugares ao redor do mundo.
Não imagine que você tem cientistas em todos os continentes fazendo isso sem saber que outros cientistas estavam fazendo isso. Mais tarde todos esses nomes e descrições diferentes tiveram que ser resolvidos e retificados para que todos soubessem do que os outros estavam falando. O resultado foi um sistema estratigráfico global onde rochas da mesma idade, fossem elas de arenito ou xisto, seriam reconhecidas por terem sido formadas ao mesmo tempo.
Foram identificados pontos de referência importantes ou marcadores que poderiam ser usados em vastas áreas. Estes leitos simbolizariam um instante no tempo geológico. Agora, na coluna de rocha, 300 pés de xisto podem significar 100 milhões de anos. 30 pés de xisto podem significar 10 milhões de anos. Mas uma camada de cinza vulcânica pode simbolizar um ano. Esse ano é como um milésimo de um tique no relógio. Tomemos por exemplo a camada de cinza vulcânica rica em irídio que marca o fim do período Cretáceo. Ela simboliza os poucos anos após o grande ataque de asteróides que indiscutivelmente mataram os dinossauros. Eu vi essa camada recentemente nas montanhas do Novo México, ao norte da cidade de Raton. Foi bastante excitante. Aquele ataque de asteróides foi um grande EVENTO.
Outros marcadores feitos por outros EVENTOS marcam o fim dos períodos geológicos. Alguns são extinções em massa no registo paleontológico. O período Carbonaceous foi assim chamado por causa da formação de vastos leitos de carvão, carbono, durante este tempo.
Então os eventos são fundamentais para ajudar geólogos, vulcanólogos, paleontologistas e sismólogos a identificar quebras no registro de rochas geológicas. Estas quebras podem estar relacionadas com eventos como a construção de montanhas, erupções vulcânicas, grandes tremores de terra, extinções, avanços do gelo, subida do nível do mar, a ascensão de espécies dominantes, e até mesmo mudanças atmosféricas. O Camas Vermelhas Triássicas é uma mudança tal onde o ferro oxidado encontrado nas rochas formou famosos depósitos de "leito vermelho" ao redor do mundo.