Quais são os temas, mensagens e símbolos por trás da história, personagens e eventos do Spirited Away?
Eu vou acrescentar algo que eu acho que é significativo sobre No-Face.
No Budismo Tibetano existe o conceito dos "fantasmas famintos"[1], que:
p> são representados como lágrimas ou em forma de lágrima com estômago inchado e pescoço demasiado fino para passar comida de tal forma que tentar comer também é incrivelmente doloroso. Alguns são descritos como tendo "bocas do tamanho de uma agulha' olhos e estômago do tamanho de uma montanha". Esta é uma metáfora para as pessoas que tentam futilmente satisfazer os seus desejos físicos ilusórios.
(ênfase minha)
>>>>img src="https://qph.fs.quoracdn.net/main-qimg-2727ba6f8c7727e2130c04bc9ac3683e.webp">
>br>> A sequência em que No-Face ganha entrada na Casa de Banho, e depois procede a reunir todos os atendentes à sua volta numa grande orgia de tentativas de satisfazer os seus desejos, é a perfeita ilustração deste conceito. Ele oferece aos atendentes ouro ilusório que, por causa de seu egoísmo inato pela riqueza material, os leva a comprometer enormes recursos para "alimentar" seu próprio egoísmo. Nada disso o satisfaz, claro, e seu poder começa a diminuir quando Chihiro recusa seu presente de ouro, dizendo "eu não preciso de nenhum". Que ali mesmo quebra tudo, e no processo de perseguir Chihiro, ele vomita todas as coisas que ele tinha "consumido". Há semelhanças interessantes com o consumismo moderno aqui.
Na conclusão da alegoria, ele encontra paz e realização se tornando útil na casa de Zeniba's, não consumindo mais, mas produzindo. Chihiro, em sua sabedoria infantil, entende que ele'não é fundamentalmente mau ou uma ameaça, mas apenas mal orientado em suas tentativas de satisfazer suas necessidades.
Eu acho que muitos de nós agimos como fantasmas famintos, perseguindo coisas que pensamos que nos farão felizes, e consumindo e acumulando coisas que não'não nos trazem realmente realização. Se "trabalharmos fora" todo esse acreção cármica, então podemos começar a dar de volta.
Isso'é o que eu tirei dele de qualquer maneira. It'é uma bela alegoria, especialmente a viagem de trem para Zeniba's.
[1] http://en.wikipedia.org/wiki/Hungry_ghost